14 de julho de 2014

X Edição de "O Nosso Património" - Dia 6

Hoje na atividade “O Nosso Património”  foi-nos apresentada uma professora de arquitetura, que se chama Maria que nos explicou os diversos tipos de património : material e imaterial, o material é o tipo de património palpável, como os monumentos, e o imaterial como  por exemplo as histórias que se passam de geração em geração que nos explicam como era o passado.
Também nos explicou quais são os elementos do património como as ruas, os quarteirões, os lotes, as praças, etc, e disse-nos quais as qualidades dos patrimónios.
Depois desta apresentação  fizemos um trabalho de dispatchwork que consiste em chamar a atenção das pessoas para os monumentos, tapando as falhas e os buracos existentes nestes com tecidos ou legos. Por exemplo, neste trabalho dividimo-nos em grupos já existentes e cada grupo teve de fazer dois trabalhos, com tecido azul, amarelo e vermelho.
E assim se passou mais uma manhã na JOVEMCOOP!
Até amanhã,

Duarte Oliveira


Hoje, dia 14 de julho de 2014, reunimo-nos todos na Junta de Freguesia de S.Vitor, como é habitual.
Como já nos tinha sido avisado, hoje a manhã iria ser passada ali mesmo. Foi-nos então apresentada a arquitecta Maria, que nos fez o favor de nesta manhã partilhar algumas noções importantes acerca do Património. Também ela nos mostrou uma ideia inovadora de um designer alemão chamado Jan Vormann, que consiste em preencher espaços degradados de muros, paredes etc, com peças LEGO.
Foi-nos proposto fazer algo semelhante a isto, mas com um material diferente, uma espécie de cordões coloridos. Dividimo-nos então por grupos, e começamos a pôr em prática as ideias de cada um. Por fim, cada grupo tirou uma foto com as suas obras-primas!
Cabe-nos agradecer à arquitecta Maria que dispôs da sua manhã para nós. Assim acabou mais uma manhã desta edição do Nosso Património.

Inês Dias e Johnny

Sem comentários: