2 de junho de 2010

Associativismo em Estado Puro


extraído do "Diário do Minho" 31/05/2010
A notícia que saiu no D.M. na passada segunda feira parece ter posto toda a gente em polvorosa, mas ainda bem que estamos num país livre onde podemos assumir a verdade e desabafar as nossas desilusões... No ano passado, acompanhei bem de perto o "nascimento" dos ateliers pedagógicos na Braga Romana! Com a devida antecedência, apresentamos, à Vereação da Cultura, uma proposta de execução de actividades para os visitantes mais pequenos da Braga Romana 2009. A receptividade por parte da Cultura não podia ter sido a melhor: aceitaram a nossa proposta e cederam-nos espaço para concretizar o nosso projecto!(Apesar da localização não ter sido a melhor...) Pusemos mãos à obra, e a obra saiu esplendorosa! Este ano, os elementos da Jovemcoop que estavam destacados para os ateliers começaram a preparar materiais em Março e eu tratei de tirar a última semana de Maio de férias para poder tratar de imprevistos de última hora e dos últimos preparativos dos ateliers! Qual o meu espanto quando nos é comunicado que não seria a Jovemcoop a executar os mesmos...! Espanto, desilusão, interrogação e indignação! As questões que povoam o meu pensamento são simples, mesmo muito simples: mas afinal, porque é que este ano a Câmara Municipal de Braga (ou a Vereação da Cultura) não confiou à Jovemcoop, a execução dos ateliers? O que é que mudou entre a edição de 2009 e a de 2010? O que é que a Jovemcoop fez ou tem feito, que tenha feito com que a vereação da cultura nos tenha tirado a execução dos ateliers? Terá sido falta de informação sobre a forma como decorreu a edição de 2009? NÃO! Claro que não! Pois a Jovemcoop efectua um relatório de avaliação final de todas as actividades que organiza ou das actividades em que participa e que faz chegar às entidades interessadas! Assim sendo, em 2009, a Jovemcoop fez chegar esse relatório à Vereação da Cultura! Se o receberam? SIM! Claro que sim! Até porque a imagem/fotografia da primeira página do "guião" da Braga Romana 2010 é uma fotografia propriedade da Jovemcoop e que foi enviada num CD junto com o relatório de avaliação! Posto isto, o meu desabafo também é simples: se fazemos as coisas de coração, se nos entregamos aos projectos que nos fazem sentir felizes e úteis sem esperar nada em troca, se tiramos férias de propósito para que tudo corra bem, se trazemos o associativismo no corpo e na alma, porque cargas de água é que as entidades que nos deviam suportar, apoiar e estimular, nos pregam estas rasteiras? Posto isto, nada mais tenho a dizer! Utilizem as palavras que quiserem (mais fortes... menos fortes) para definir o que nos aconteceu! A verdade é só uma e acabou de ser desabafada neste post...

Este contributo "postado" aqui demonstra bem a nossa vontade de realizar actividades. Lembro-me de há cerca de dois ou três anos ter saído uma reportagem no Correio do Minho sobre a JovemCoop e o título era "Associativismo em Estado Puro".

À medida que ia lendo este comentário, eram estas as palavras que me vinham à cabeça "Associativismo em Estado Puro". Somos puros nas intenções e nos nossos objectivos - puros sim, mas não "inocentes" ou "desprevenidos". Se a notícia incomodou alguém, não se percebe porque é que sabemos disto na surdina. Porque não quiseram os "ofendidos" entrar em contacto directo connosco e falar abertamente? A JovemCoop pugna pela sua liberdade e não se importa de partilhar ideias, sobretudo quando são boas. Não gostamos é que excluam a nossa vontade de realizar, sobretudo um processo no qual estivemos na génese!

Mas reiteramos a nossa ideia de cooperação com qualquer instituição.

 

Sem comentários: