8 de junho de 2010

Entre Aspas - Monte Picoto

extraído da edição do "Diário do Minho" - 07/06/2010

O Monte Picoto volta a ser um dos temas quentes da cidade de Braga, devido à apresentação pública do projecto que está agora em período de discussão.

Todos os contributos são válidos e há um consenso em torno da necessidade de requalificação do Monte Picoto. É sabido que, apesar de ser um sítio bonito, está com aspecto de abandono e, é local privilegiado para práticas menos próprias (confiando nos relatos de habitantes próximos, enunciam-se práticas de prostituição, tráfico e consumo de droga, etc.).

Do nosso ponto de vista, apesar de não conhecermos nenhum outro parque verde que contemple uma elevação, em qualquer outra cidade, ainda assim somos receptivos à inclusão do Monte Picoto num parque verde.

Contudo subsistem algumas dúvidas quanto a este projecto. Em primeira instância, parece haver pavor em deixar espaços verdes sem obstáculos cinzentos. Qualquer projecto que se faça hoje em dia tem de contemplar edifícios ou equipamentos. Haveria algum constrangimento em libertar o Monte Picoto de construções e deixa-lo verde? 

É que os sedimentos do Monte são tão escassos que já pouca vegetação nasce ali, logo fazendo erigir mais edificado, artificializará ainda mais o Picoto.

Somos adeptos de uma intervenção mais minimalista, em que se privilegiaria a ausência de edificado massivo (referimo-nos à não construção de hóteis ou moradias, mas obviamente somos tolerantes à construção de algum equipamento necessário à fruição do Parque) e se daria enlevo à arborização do Monte, recorrendo a espécies autóctones.

Construir na meia encosta inferior é que não nos parece plausível, tendo em conta que criará uma cortina de betão para quem desce a Avenida da Liberdade (ainda que em projecto o poligono de edificação esteja mais desviado para o lado da Quinta da Capela).

Aí sim, poder-se-ia implementar uma pista de down hill, e não de snow board como outrora havia sido defendido. Abrir o Parque à cidade e dota-lo de uma rede de ciclovias ou de pedestrianismo permitiria uma maior circulação de pessoas por aquele espaço.

Basta pôr a cabeça a funcionar e pensar na qualidade de vida das pessoas em Braga. Quais são as suas necessidades e o que desejam para uma melhor fruição de um parque verde? Feito este inquérito, com certeza que os técnicos/arquitectos colheriam outras opiniões e formulariam um outro projecto.

Recomendamos a leitura do Entre Aspas de 07/06/2010 e gostávamos que nos dessem a vossa opinião, enviando-a por email para info@jovemcoop.com .


Sem comentários: