17 de junho de 2010

S.João e preocupações ecológicas

retirado da edição do "Correio do Minho" 17/06/2010

Ao longo dos últimos anos, e com a crescente consciencialização ambiental, muito se tem falado nas condições de higiene e salubridade pública em torno nas barracas de S. João.
Sabendo que grande parte dos comerciantes vive de forma itinerante e que uma boa parte deles, vindo de fora, optam por dormir em carrinhas de transporte de mercadorias, é uma situação que não pode deixar de ser considerada pelas entidades públicas.
 Isto porque, além da dormida, é preciso pensar onde é que os comerciantes que têm este estilo de vida cozinham, tomam banho e fazem as suas necessidades fisiológicas. Não será de estranhar que o Rio Este seja um depósito de dejectos durante as festas.

Hoje, no Correio do Minho, sai em destaque uma roullote de farturas e churros que desenvolve a consciência ecológica e solicitou à BRAVAL contentores para depositar os óleos usados. Assim, pelo menos parece haver a garantia de não vermos estes óleos espalhados na via pública, nos jardins ou mesmo no Rio Este. É um pequeno passo que multiplicado por várias roullotes poderia contribuir para uma melhoria da vivência das Festas de S. João em Braga.

Quem sabe, no próximo ano, a Comissão de Festas de S. João poderá sensibilizar, antes do início das festas, os comerciantes e vendedores a adoptar esta prática amiga do ambiente. Não basta fazer a festa, é precsio pensar como fica a cidade depois desta.

Sem comentários: