14 de junho de 2010

Rio Este e o seu papel em Braga


retirado da edição de "Diário do Minho" 12/06/2010


retirado da edição de "Correio do Minho" 04/06/2010



O Rio Este é um dos elementos naturais de que a cidade de Braga dispõe e que poderia ser uma mais valia para os cidadãos e que podia ter um maior retorno para a própria cidade.

Infelizmente, fruto de vários castigos e más decisões a que foi votado, o Rio Este tornou-se um rio escuro e lamacento e as suas margens alvos de dejectos e poluição variada.

Embora de jornais diários diferentes, ambas as peças jornalísticas abaixo apresentadas referem, na essência o mesmo - que directa ou indirectamente, o Rio Este é a casa de banho de várias pessoas.

A requalificação do Rio urge e não pode deixar de fora a zona do "Sítio dos Galos". Este lugar histórico, em muito associado às artes artesanais da moagem e do pequeno tecido industrial, onde muitas pessoas ainda hoje se lembram de nadar e de pescar, descaracterizou-se e hoje é um lugar sombrio, sujo e em vias de desertificação. Claro que nestas condições logo se associa um conjunto de más práticas, que tornam aquele local mal afamado e mal usufruido.

No último plano de requalificação do Rio Este, apresentado publicamente, uma intervenção "light" na zona dos Galos, mas já percebemos que ao intervir ali, tem de ser profundamente e dotando aquele sítio de condições de salubridade e higiene pública.

Relembramos a sempre oportuna sugestão da Junta de Freguesia de S. José de S. Lázaro em constituir ali um núcleo museológico/centro interpretativo que relate as experiências e vivências dos artesãos e dos moleiros que ali subsistiram. Poder-se-ia recuperar a prática do fabrico do papel, ainda que hoje sobre uma vertente mais ecológica e amiga do ambiente.

Concordamos com esta forma de não perder a nossa história e de dinamizar as pessoas que ali fizeram vida.
O nosso ponto de vista sobre a requalificação do Rio Este pode ser consultado AQUI!

.

Sem comentários: