A Mina das Verdosas 1 foi, recentemente alvo de uma destruição, que afectaram as padieiras superiores, o que põe em risco toda a estrutura da boca da mina. Podem ver o resultado desta nefasta acção no Blog Salvemos As Sete Fontes . As pedras que sucumbiram pela força destrutiva do Homem, encontram-se tombadas dentro da Mina das Verdosas 1.
Porque esta Mina não integrou o processo de classificação das Sete Fontes, não é considerada Monumento Nacional,
CONTUDO,
é um património construído, devidamente identificado quer nos Institutos da Tutela, quer pela empresa responsável pelo estudo de impacto ambiental dos acessos ao Novo Hospital de Braga e quer pela empresa de Arqueologia responsável pela intervenção. Isso mesmo pode ser conferido nos estudos da Ecossistemas e da Omniknos, que em estudos de caracterização e relatórios de progresso, identificaram e sinalizaram esta estrutura.
Por isso, porque são património e estão identificados, deve a CMB e a AGERE promover o seu restauro, efectuando queixa-crime contra desconhecidos junto da PSP.
Relativamente à Mina das Verdosas 2, deixamo-vos fotos do antes, durante e o agora e notem a diferença.
Não foi realizada uma trasladação da Boca da Mina, como foi prometido, mas sim uma reinvenção arquitectónica. Voltaremos a este assunto muito em breve!
Mina das Verdosas2 - Antes da Intervenção
Mina das Verdosas2 - Fase de desmatação
Mina das Verdosas2 - Fase de desmonte (destruição?)
Mina das Verdosas2 - Fase de reconstrução
Mina das Verdosas2 - reinvenção arquitectónica actual
Sem comentários:
Enviar um comentário