6 de fevereiro de 2011

Mina das Verdosas-Péssima Notícia para as Sete fontes

Em visita ao Complexo das Sete Fontes, no passado dia 02 de Fevereiro, tivemos oportunidade de realizar este video, que mostra como estava a Mina das Verdosas 2.


Uma visita realizada três dias depois e foi isto que encontramos.


O que será feito da Mina das Verdosas 2? Será que vai ser trasladada e reposta mais à frente? Ainda assim, com as soluções de arquitectura e engenharia da actualidade, será não não haveria a possibilidade de construir um galeria técnica de acesso à Mina das Verdosas 2 no seu local original?

É que reconstituir não é igual à construção histórica, pois agora a história ficará amputada e já não conta, da mesma forma, a razão pela qual foi construída no Séc. XVIII.

lembramos que, atempadamente, a Junta de Freguesia de S. Victor e a JovemCoop pediram a inclusão das duas Minas das Verdosas no processo de classificação das Sete Fontes como Monumento Nacional. A resposta da Direcção Regional de Cultura foi omissa, o que provocou este caso de negligência...e a nossa história é que sai prejudicada.

Afinal, ao contrário do que afirma o Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, Dr. Pinho Lopes, HÁ MOTIVOS PARA PREOCUPAÇÃO!!!

N.B. - não vamos colocar a caixa de "GOSTO DISTO", porque esta situação é totalmente do nosso desagrado!!!

.



3 comentários:

Anónimo disse...

Denunciem e mostrem o desagrado apresentando queixa junto do SEPNA da GNR.
Quer através da linha SOS Ambiente e Território 808 200 520 quer através de email para sepna@gnr.pt.

Esta denuncia provoca automaticamente a visita de uma brigada ao local e a verificação das licenças e autorizações das empresas envolvidas neste acto criminoso.

Pode não adiantar de muito, mas com toda a certeza provoca incómodos e demonstra o desagrado.

Johan disse...

Mais uns fotos da Mina das Verdosas 2 antes de ser desmantelada ...

http://www.panoramio.com/user/71024/tags/Mina%20das%20Verdosas%202

http://photosynth.net/view.aspx?cid=01dfb23d-8175-4e82-b55b-8276b3afe234

Flavia disse...

É uma VERGONHA o que está a acontecer nas Sete Fontes! Fala-se em cidadania e em participação na vida civica, mas a verdade é q esta cidade ainda têm muita gente a dormir! Ou melhor, a fingir que dorme... Temos e devemos que exigir olhares mais atentos para as Sete Fontes! Olhares atentos e objectivos! E não comunicações formais vindas dos gabinetes com nomes estranhos que julgam que nos atiram areia para os olhos!