9 de fevereiro de 2011

SETE FONTES-Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Históricos 2011



O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objectivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e conservação.

Os temas anualmente sugeridos pelo ICOMOS pretendem promover o estabelecimento de uma ligação efectiva entre as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais. Assim, através desta data comemorativa, pretende‐se celebrar o património nacional, mas, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.

Este ano, o tema para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é Água: cultura e património. A água constitui um bem essencial à vida e tem influenciado, de forma decisiva, a actividade humana. Indispensável como meio de subsistência, fonte de energia e matéria-prima, tem sido um recurso utilizado para os mais variados fins – circulação e transporte, agricultura, indústria, aplicações terapêuticas, higiene, recreação e lazer, entre outros ‐, condicionando a evolução das sociedades, a sua distribuição geográfica, e influenciando os ambientes naturais, culturas e paisagens.

O IGESPAR procurará, tendo por base a proposta do ICOMOS, à semelhança de anos anteriores, apresentar uma programação que inclua um conjunto de actividades atractivas ao público, convidando entidades públicas e privadas a associarem‐se a este evento.

De igual modo, caberá ao IGESPAR promover a divulgação do Dia Internacional de Monumentos e Sítios, de modo a que o público tenha conhecimento do programa nacional e possa participar nas actividades que se irão realizar naquela data.

Exemplos de actividades culturais:


– visitas guiadas e temáticas;
‐ espectáculos artísticos (música, dança, teatro, circo, teatro de marionetas/fantoches);
‐ exposições de artes plásticas e visuais;
‐ concertos e apontamentos musicais (música antiga e contemporânea);
‐ animação de rua, recriações e encenações históricas;
‐ acções de sensibilização com o objectivo de envolver as comunidades nas actividades ligadas a técnicas ancestrais
‐ workshops, palestras, conferências, debates e seminários;
‐ maratonas fotográficas;
‐ conferências, sessões de leitura;
‐ rotas patrimoniais, itinerários culturais, peddy papers e rally papers;
‐ ateliers lúdicos e oficinas pedagógicas;
‐ jogos tradicionais, de época e jogos de descoberta;
‐ feiras e festivais;
‐ lançamento de publicações;
‐ documentários, filmes.

Para mais informações contactar:

Catarina Parada

Sandra Vaz Costa

Carla Lopes

Memorando


O tema do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Históricos parece ter sido feito à medida do Complexo Eco-Monumental das Sete Fontes.

A JovemCoop, em conjunto com a Junta de Freguesia de S. Victor, está já a preparar um programa de actividades para realizar nas Sete Fontes, mas aceitamos mais contributos. Se o desejarem fazer, é só enviarem-nos um mail, deixar na caixa dos comentários ou no nosso facebook.
Desde já agradecemos a vossa colaboração.

Sem comentários: