23 de fevereiro de 2011

CMB com preocupações patrimoniais - Imagem do Jardim de Sta Bárbara!



Réplica da imagem substitui original restaurada


Santa Bárbara volta ao seu jardim






A Câmara Municipal de Braga procede amanhã (quarta-feira, 23 de Fevereiro) à colocação de uma réplica da imagem de Santa Bárbara no jardim a que esta dá nome, no centro histórico da cidade.

Danificada por actos de vandalismo, a imagem original foi agora restaurada, devendo ficar em exposição de acesso público nos claustros do Convento do Pópulo.
Tendo em conta o valor histórico e iconográfico da escultura, o Município de Braga considerou apropriado preservar o original «num espaço condigno, mas a recato de novos danos».
Para explicar os procedimentos desenvolvidos e justificar a substituição por uma réplica – que estava a ser colocada hoje (22), ao início da tarde –, o Presidente do Executivo Municipal, Mesquita Machado, e alguns técnicos municipais afectos à preservação do património, vão estar amanhã (23), às 12h00, nos claustros do Convento do Pópulo.
O vandalismo perpretado em Outubro de 2008 por indivíduos não identificados deixou a imagem destruída em 78 fragmentos, o que obrigou a uma «meticulosa operação de restauro», agora concluída.
«Devido à fragilidade da peça, considerou-se desaconselhável que a escultura regressasse ao seu local, tendo em conta que necessita de condições favoráveis à sua estabilidade física e estética, razão pela qual fica colocada nos claustros do Convento do Pópulo», adianta o Vereador da tutela, Hugo Pires.
De acordo com Hugo Pires, a intervenção de restauro teve como primeiro objectivo repor a volumetria total da peça original, restituindo a unidade à escultura e promover a sua estabilidade física e química.
Esta escultura que encimava o chafariz do Jardim de Santa Bárbara é já ela proveniente do Convento dos Remédios, imóvel demolido em inícios do século XX, representando a virgem mártir do século III/IV, venerada pela Igreja Católica Romana e pela Igreja Ortodoxa.
Santa Bárbara terá nascido e vivido, supostamente, em Nicomédia, na Ásia Menor, proveniente de uma família pagã. Decapitada pelo próprio pai após a conversão ao Cristianismo, o carrasco terá sido nesse momento fulminado por um raio, razão porque passou a ser venerada como protectora contra as tempestades.
Ao encimar o chafariz central do mais belo e cuidado jardim da cidade acabou por lhe impor o seu nome, continuando hoje o Jardim de Santa Bárbara a ser uma referência obrigatória no roteiro turístico da cidade e cenário obrigatório para as mais bonitas imagens da cidade de Braga,




Câmara Municipal de Braga, 22 de Fevereiro de 2011
P’ O Gabinete de Comunicação,
 
(João Paulo Mesquita)



Sem comentários: