23 de agosto de 2011

As visões de Associações de Braga sobre a CEJ2012

"Correio do Minho" de 13/08/2011

"Diário do Minho" de 22/08/2011

Duas das maiores associações juvenis de Braga, com provas dadas neste campo, têm vindo a manifestar a sua postura quanto à realização da Capital Europeia da Juventude, em Braga, no próximo ano.
Não deixa de ser interessante perceber que há vontades semelhantes entre estas estruturas, pois ambas afirmam querer fazer de Braga a melhor Capital Europeia da Juventude e ter oportunidade de ter a nossa cidade a brilhar no contexto das áreas da juventude.

Ainda assim, a associação Synergia parece estar melhor lançada para a sua participação na CEJ2012, pois segundo a notícia revelada em cima, a associação parece ter já o seu programa definido e devidamente alinhavado com os responsáveis da Fundação Bracara Augusta que, inclusivé, afirmaram durante o almoço do Dia Internacional da Juventude que a Synergia é um grande parceiro da CEJ2012.

Num pólo contrário parece estar a Equipa Espiral que mantém a sua vontade de participar na CEJ2012, mas que afirma já que alguns projectos foram comprometidos pelas indefinições processuais e financeiras do programa que regerá as actividades no próximo ano.

Não deixa de ser curioso como na notícia em cima, o Director Regional do Norte do IPJ diz que os jovens merecem sofrer discriminação positiva, incentivando à participação dos jovens e na notícia de baixo a Equipa Espiral afirma estar em ruptura com o IPJ devido ao excesso de burocracia para tão pouco apoio por parte daquela entidade.

Parece-nos que no que concerne a actuações, as associações juvenis de Braga, onde nós nos incluímos, ainda têm um grande caminho a percorrer,  para que haja maior assertividade, igualdade, alinhamento e diálogo com a Câmara Municipal de Braga, a Fundação Bracara Augusta, um, aparentemente desaparecido, Conselho Municipal de Juventude e o Instituto Português da Juventude para que tenhamos uma excelente CEJ em Braga já em 2012!

Sem comentários: