"Correio do Minho" 26/11/2011
Foi realizado, na passada sexta feira, um seminário sobre os projectos de Regeneração Urbana, baseado na discussão pública dos dois projectos que o Município de Braga quer implantar.
Torna-se urgente encentar estes processos de reabilitação, pois Braga começa a apresentar-se como uma cidade velha e degradada, no que diz respeito ao seu centro histórico.
Uma das consequências vísiveis, além da degradação do edificado é a falta de residentes neste núcleo central. Fruto de uma opção estratégica do passado, baseado nas relações estreitas entre o município e as empresas de construção de Braga, a cidade expandiu a um ritmo acelerado e com construções (de qualidade muitas vezes duvidosa) a preços acessíveis. E o centro perdeu gente.
Agora torna-se necessário inverter esta tendência. Certo é que muitas pessoas, sobretudo jovens casais alimentam o sonho de viver no centro da cidade. Se os projecto de reabilitação avançarem e proporcionarem habitações a custos controlados, cremos que será fácil devolver massa humana aos núcleos residenciais.
Mas torna-se fulcral que esta nova parceria da CMB com o cluster da construção seja transparente para que os negócios não tendam só para um lado, que geralmente não é o do serviço público.
Se quiser saber mais sobre estes projectos de reabilitação urbana, carregue AQUI e, com paciência. leia os documentos que estão no site da CMB.
Sem comentários:
Enviar um comentário