22 de novembro de 2011

Pensar a Cidade:Entrevista a Director Imobiliário do Grupo Regojo





"Correio do Minho" 19/11/2011
Carregar nas imagens para ampliar

Em entrevista ao Programa "Primeiro Plano" da Rádio Antena Minho, João Carvalho, Director da Área Imobiliária do Grupo Regojo (detentor do Liberdade Street Fashion - Antigo Quarteirão dos CTT) fala de vários assuntos, desde o Comércio, o Centro Histórico, a saída do Hospital do Centro, o Restauro Urbano e o Shopping de Santa Cruz, bem como de outros temas de interesse.

Naturalmente, destacamos, desta entrevista, duas parte muito importante, que se interligam. Na primeira página destacamos o projecto de musealização dos vestígios encontrados no antigo Quarteirão e o papel do IGESPAR. Na quarta página aborda-se o papel que os vestígios arqueológicos podem ter na atracção de públicos, no incentivo ao turismo e na conservação da História.

Enaltece-se o papel de responsabilidade social que o Grupo Regojo teve, no investimento que fez na preservação dos achados arqueológicos e na contribuição para a formação académica de jovens arqueólogos.

Preocupante parece ser o papel do Estado e o relacionamento/compromisso com a CMB e a Universidade do Minho.

Publicamos neste blogue a entrevista, para conhecimento e reflexão dos nossos leitores!

1 comentário:

Miguel Marques disse...

Desculpem mas creio que o director do grupo Rejojo desconhece por completo a lei... ou entanto quem ele contratou para lhe fazer os trabalhos não lhe explicou a lei muito bem.

Na verdade é uma falacia dizer que este grupo contribuiu contribui com financiamento para a arqueologia na cidade de Braga. Nao teve qualquer papel social Ricardo. Existiram trabalhos arqueologicos porque tinham que existir e a lei de bases do patrimonio ainda conserva o principio de promotor / pagador. Ou seja, vir para a CS comno paladino da defesa do patrimonio em Braga fica bonito e pode ate lhe grangear mais uns vistitantes ao edificio (que tao poucos tem) mas não corresponde à verdade. Se contribuiu para a formação académica de jovens arqueólogos ainda mais critico esta situação. Porque os trabalhos deveriam ser feitos por profissionais em ambito profissional. A formação academica deve ser proporcionada pelas Universidades. Aproveitar investimento privado para isto confere ate uma situação ilegal que deve ser analisada pela Autoridade para a Concorrencia.