14 de março de 2012

Braga: Feira do Livro na época de Natal

"Correio do Minho" 14/03/2012

Após um artigo publicado no Diário do Minho de ontem, dando conta da ausência da Feira do Livro de Braga na programação do Parque de Exposições, começou-se a especular sobre a não realização deste evento.

O mais forte argumento era a machada no sector cultural, num dia em que até o Ministro da Cultura da Grécia criticava Portugal por ter abdicado do Ministério da Cultura, salientando o não apoio às artes e aos artistas, pedras basilares no desenvolvimento de um conjuntura económica fragilizada.

A resposta é esta...adia-se a Feira do Livro para a altura do Natal.
O argumento desta decisão é acertado. Há já muito que a Feira do Livro perdeu prestígio e interesse, pois à medida que os anos passavam, este certame tinha menos expositores, livreiros e editores, e compunha o espaço recorrendo a associações, escolas, mostras de carros e material de informática.

O facto de ocorrer na mesma altura das mais importantes Feiras do Livro do País, também não ajudava a despertar interesse nos livreiros, o que subtrai qualidade ao evento.

Quanto a nós, que temos tido a oportunidade de participar nas últimas 5 edições da Feira do Livro, concordamos com o adiamento, baseado na necessidade de reformular e captar mais atractividade à Feira. Ficamos com pena por este adiamento, porque a FL é, para nós, sempre uma mostra de actividades e de convívio entre cooperantes durante o decorrer do evento. Mas talvez nos encontremos no PEB pela altura do Natal!


Sem comentários: