9 de março de 2012

Zona da UMinho:Sensibilizar para melhor ambiente urbano

retirado daqui


É sabido que a cidade cresceu, e muito, ao longos dos últimos anos, sobretudo na zona de Gualtar, graças à localização da Universidade do Minho.

É certo que a configuração dos prédios em torno da UM parece uma espécie de labirinto confuso e que é pouco harmonioso. E as dificuldades começam agora a sentir pela falta de melhor qualidade de vida urbana.

Obviamente que, em primeira circunstância, a poluição de um local ou o respeito pelo espaço público faz-se a partir do individuo e da sua instrução pessoal.  Agora, é certo que se se é permissivo a quem constantemente não respeita os seus concidadãos, então deve ser chamado à atenção.

A verdade é que os moradores daquela zona têm os mesmos deveres que todos os outros cidadãos de Braga, logo, também têm os mesmos direitos. Se pagam as taxas municipais, também lhes é devido que se faça uma manutenção mais rigorosa e cuidada de um espaço que parece ter mais apetência para estar sujo (poder-se-ia, pela proximidade, falar da pouca vergonha que é a rotunda e baía de autocarro nos Peões, junto do MacDonald's, sobretudo ao fim de semana).

Será justo apelar à sensibilização das pessoas para ter mais cuidado, mas também devem os serviços municipais de limpeza identificar os pontos mais críticos da cidade e actuar com mais incidência.
A qualidade do ambiente urbano depende de todos nós!


Sem comentários: