9 de março de 2012

A Cultura: a arte de rentabilizar os nossos valores

"Correio do Minho" 08/03/2012

Foi uma enorme surpresa ver publicado no Jornal Correio do Minho um texto da autoria de Uffe Elbaek, Ministro da Cultura da Dinamarca e de Androulla Vassiliou, Comissária Europeia da Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, a propósito da vocação do sector cultural em poder ser um alicerce no combate à crise financeira.

Tocando em pontos que a própria JovemCoop vem defendendo há já algum tempo, interessa relembrar que a crise financeira não é uma crise cultural e que cada País deve poder rentabilizar as suas especificidades, mostrando que as diferenças, no meio de um mundo globalizado, são factores de interesse e de procura.

A Cultura, nos seus mais variados ramos, é uma forma de identificação e de destaque, que pode funcionar como alavanca ao desenvolvimento económico, sustentando uma estratégia de valorização das artes e do património no sector do turismo.

A procura tem sido grande e tem dado bons resultado. Braga, puxando o caso da nossa cidade, precisa de encontrar uma estratégia de valorização dos seus recursos e saber adoptar uma linguagem de comunicação e divulgação que seja atraente.

A Cultura Minhota e o património, em todas as áreas - arquitectónico, arqueológico, etnográfico, musical, ambiental, gastronómico, etc -  da nossa região pode e deve ser factor de competição com outras áreas, simplesmente porque temos argumentos para nos debater neste campo.

O "produto" é real e sério, só falta haver uma aposta sólida e com vontade de ser rentabilizada!


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