4 de junho de 2012

Entre Aspas - A Braga Romana

"Diário do Minho" 04/06/2012

O Entre Aspas desta semana aborda a Braga Romana, enquanto evento da cidade, que apesar de mobilizar muitas pessoas, relega para o esquecimento a essência do património de Bracara Augusta.

De certa forma, acusa as políticas municipais de nada fazer relativamente à preservação, dinamização e divulgação dos monumentos romanos e faz um balanço deficitários sobre os conjuntos musealizados (afirma serem poucos para 36 anos de intervenções arqueológicas).

É algo que temos vindo a discutir aqui, mas também lembramos que a preservação das ruínas e torna-las em património visitável não compete só à CMB, há que haver vontade desta, mas após pareceres da DRCN/IGESPAR e da UAUM. Fica esta nota para reflexão.


1 comentário:

Anónimo disse...

De facto!

Muitas intervenções arqueológicas e poucos resultados!

Haverá vontade, por parte das entidades responsáveis pelas intervenções arqueológicas, que os resultados destas sirvam à divulgação do património da cidade? Acho que não!

Se houvesse essa vontade, então as nossas ruinas arqueológicas não estariam assim, abandonadas, apenas bem conhecidas e geradoras de mais-valias para alguns que delas se foram apoderando ao longo dos anos.

Ana