20 de junho de 2012

Visita ao Convento dos Remédios - extinto em 1911


"Diário do Minho" 19/06/2012

Foi uma iniciativa bastante participada, pois muitos cidadãos corresponderam ao nosso apelo de vir conhecer o Convento dos Remédios, edifício extinto em 1911.

Quando uns achavam difícil, senão mesmo impossível visitar um edifício demolido há mais de cem anos, a JovemCoop, no âmbito da programação da BragaCEJ e com o atento olhar e conhecimento de Rui Ferreira, conseguimos proporcionar uma visita única.

Mais de seis dezenas de bracarenses, amigos e curiosos da História da Cidade de Braga juntaram-se na Arcada para as boas-vindas e explicação da actividade.

Após isso, seguimos para o Largo Carlos Amarante, onde Rui Ferreira contextualizou historicamente o Convento, desde a sua concepção, arquitectura, quotidiano e demolição, apoiando-se na apresentação de várias fotografias e imagens do Convento;

Os participantes seguiram de autocarro até à Falperra, onde visitaram a Santa Marta do Leão, cuja capela alberga o retábulo, sanefas e púlpito do Convento dos Remédios;
Já na Capela de S. João da Ponte, os participantes tiveram a possibilidade de conhecer os elementos arquitectónicos que estavam instalados na fachada do convento, entre outros elementos de interesse.

O percurso dos Remédios seguiu para o jardim de Santa Bárbara (Fonte), Reitoria da UMinho (Azulejos e elementos escultóricos), Salão Nobre da CMB (Gradeamento), Igreja do Pópulo (Retábulo da Nª Sr.ª das Graças)  e de depósito da CMB Pópulo (elementos pétreos da fachada que anteriormente estavam depositados no Parque de S. João da Ponte).

Esta actividade foi como que remontar um puzzle perdido, composto por várias peças dispersas pela cidade. O balanço final é extremamente positivo e recompensador.

O nosso sincero agradecimento a todos os participantes nesta aventura!





1 comentário:

Miguel marques disse...

Estive recentemente envolvido em que foi necessario executar uma escavação arqueológica num antigo convento demolido na primeira metada do sec XIX. Nesse local onde antes existia o convento Igreja cerca, etc foram executados no sec xix uma serie de novos edificios, palacios, etc. A verdade é que agora essa zona foi remodelada e aquando das intervenções arqueologicas realizadas foram detectadas importantes estruturas conventuais do sec XV, XVI, XVII e XVIII o que pergunto é o seguinte sei que aquando da construção do shopping santa cruz foram executadas escavações arqueologicas. Sei ainda que aquando das recentes remodelações do Theatro Circo devem tamkbem ter sido detectados vestigios. O que pergunto é isto... onde estao estes resultados? A unica coisa que se sabe é que quando se fez o shopping apareceram umas sepulkturas romanas... e as estruturas conventuais? Foram estudadas na altura? Ou estavamos numa epoca em que so se escava o romano e tudo que estava por cima é lixo?