19 de abril de 2013

O debate do ano - as melhores notícias para as Sete Fontes

Debate "Dia Mundial das Sete Fontes" realizou-se na sede da Junta de Freguesia de S. Victor


No âmbito do compromisso de potenciar o diálogo sobre temas de importância para a cidade, a JovemCoop e a Braga+ realizaram um debate sobre as Sete Fontes. 

Celebrando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, realizou-se, no dia 18, na sede da Junta de Freguesia de S.Victor um debate alusivo ao passado, presente e futuro das Sete Fontes!

Presentes no debate estiveram o Arq.to Hugo Pires, vereador da CMB, Dr. Firmino Marques, Presidente da Junta de Freguesia de S.Victor, Prof. Miguel Bandeira, da ASPA e Arq.ta Isabel Caldeira, representando os Peticionários. 

A Câmara Municipal de Braga desistiu da construção de uma variante, na qual estava prevista a passagem sobre os terrenos onde assenta o complexo eco-monumental das Sete Fontes.
Esta ideia foi defendida pelo vereador responsável pelo pelouro do urbanismo, Hugo Pires,
Salientando que a intenção da autarquia é «impermeabilizar o menos possível o solo das Sete Fontes», o vereador que assumiu, desde 2009, a pasta do urbanismo não conseguiu garantir que não haverá mais construções nos terrenos onde assenta as Sete Fontes
«Estamos empenhados em reduzir ao máximo a capacidade construtiva», asseverou, perante as muitas questões que lhe foram endereçadas.
Para o presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, o ano de 2001 «foi um momento chave para as Sete Fontes», salientando que foi «gravíssima a classificação dos terrenos das Sete Fontes como área urbanizável».
«Não pode haver inocentes na questão do desenvolvimento», atirou, deixando no ar uma crítica implícita à ação do executivo municipal.

Pelo elevado grau de discussão e pelas promessas assumidas, acreditamos, cada vez mais, na importância destas conversas abertas. 

Na sequência do debate público, esta manhã vai ser promovida uma visita guiada às Sete Fontes, com início marcado para as 09h30 no largo da Senhora-a-Branca.


Sem comentários: