6 de maio de 2013

Geira ou Via Nova é Monumento Nacional

"Diário da República" - 06/05/2013

Milha XXXI - um dos locais mais conhecidos da Geira Romana

É uma notícia ESPECTACULAR!!!

Dez anos após da homologação de Monumento Nacional, foi ratificado hoje, em Diário da República, a classificação final, com o grau máximo das classificações.

A Geira, ou Via Nova, está finalmente classificada em toda a extensão do Concelho de Terras de Bouro, ao longo de 30 km, correspondendo às XX Milhas romanas naquele território.

--
A GEIRA

A Geira é o nome popular da VIA NOVA, também conhecida por Via XVIII do Itinerário de Antonino, um caminho romano que ligava duas importantes cidades do Noroeste da Peninsula Ibérica: Bracara Augusta, actual cidade de Braga, em Portugal e a cidade de Asturica Augusta, hoje Astorga, em Espanha. Esta Via romana ligava estas duas importantes cidades num trajecto de CCXV milhas, aproximadamente 318 km. A Geira, ou VIA NOVA foi inaugurada, provavelmente, no final do século I d.C., por volta do ano 80, sob a égide de Tito e Domiciano. 

Acredita-se que a construção da VIA NOVA veio reforçar a rede viária romana, conferiu maior mobilidade aos exércitos, permitiu um reordenamento do território e possibilitou uma maior actividade mineira e transição destes bens (sobretudo a circulação do ouro das Minas de Las Medulas, conjunto classificado como Património Mundial da Humanidade). 

A VIA NOVA conhece um traçado em diagonal que liga o triângulo político-administrativo e viário estabelecido por Augusto, com vértices nas três cidades: Bracara Augusta, Lucus Augusti e Asturica Augusta. 

A Geira saía de Bracara Augusta, passando actualmente pela zona do Areal,seguindo por Adaúfe, entrava no Concelho de Amares com a travessia do Rio Cávado em Barca de Âncede, e seguia pelas localidade de Caires e Paredes Secas e ao chegar ao Lugar de Santa Cruz, entrava então no Concelho de Terras de Bouro. Neste Concelho, a Geira está muito bem conservada ao nivel do seu traçado e dos seus vestígios arqueológicos. Em Terras de Bouro a Geira percorre as freguesias de Souto, Balança, Chorense, Vilar, Chamoim, Covide, Campo do Gerês e chega, por fim, à Portela do Homem, seguindo depois em território espanhol. 

Em Terras de Bouro, os vestígios arqueológicos são impressionantes: Existem mais de 150 miliários, que assinalavam as milhas na Via e davam a conhecer, ao viajante, a distância até à cidade mais próxima. Além dos miliários, em Terras de Bouro é possivel vislumbrar vestígios das Pontes Romanas (sobre o Ribeiro da Maceira, Ribeira do Forno, Ribeiro de Monção e a Ponte de S. Miguel, sobre o Rio Homem), calçadas com marcas de rodados, pedreiras de onde foram extraídos miliários e blocos de pedra para construir as pontes. Começam, também, a ser descobertos vestígios arqueológicos de pequenos povoados indígenas ou de apoio à construção da Via, que atestam a importância desta Via. 

O nome original da VIA NOVA (que pode ser lido em vários miliários que conservam esta inscrição) advém de já haver uma outra via que seguia também de Bracara Augusta para Asturica Augusta. Contudo o seu traçado era bastante diferente, seguindo por Aquae Flaviae (Chaves). Esta Via, com mais milhas do que a Geira, foi catalogada como Via XVII no Itinerário de Antonino. 


1 comentário:

Miguel Marques disse...

Ja vem tarde. parabens a TB.