2 de maio de 2013

Visitar o Salão Egípcio e o Atheneu Comercial em fotografia


 

Foi inaugurada, no passado dia 27, a exposição "BRAGA - Preservar e Reviver é conservar a memória de Braga", uma iniciativa com o cunho dos amigos Fernando Mendes e Luis Machado.

Esta exposição convida os bracarenses a "visitar" ou a conhecer dois locais únicos em Braga, que por menosprezo ao património e à história de Braga, foram votados ao abandono.

O Atheneu Comercial, centro cívico do antigamente, situava-se na Rua dos Chãos e foi completamente destruído. A exposição permite conhecer o interior deste belíssimo salão e algumas das actividades que lá eram promovidas.

O Salão Egípcio, com motivos alusivos ao mundo egípcio, ainda hoje sobrevive ao abandono e à recusa da Assembleia Municipal em promover este local a património de interesse municipal. A sua beleza é caso singular em Braga e poderia ser um factor de atracção na Rua do Souto.

O enquadramento da exposição foi efectuado pelo Doutor Eduardo Pires de Oliveira, que contextualizou o surgimento de determinadas expressões artísticas.
 
A exposição "BRAGA - Preservar e Reviver é conservar a memória de Braga" estará patente na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, situada na Rua de S. Paulo, até ao dia 30 de Maio.


Sem comentários: