22 de julho de 2013

Diário do Património - Dia14

"O Nosso Património" visitou a Casa das Convertidas, numa visita orientada por Leonardo Rodrigues

Hoje, dia 22 de Julho voltámo-nos a encontrar na Junta de Freguesia de S. Victor para dar início a mais um dia da actividade "O Nosso Património".

Quando nos encontrámos todos reunidos no auditório, a monitora Gui disse que queria falar connosco sobre a viagem que íamos ter a S. João da Madeira e também falar um pouco sobre o acampamento que se realizará no fim das actividades do Património. 

Explicou como tudo ia ser e distribuiu as respectivas fichas de autorização para os encarregados de educação assinarem.

Depois da entrega das fichas seguimos caminho para a Casa das Convertidas onde um amigo da JovemCoop, de nome Leonardo Rodrigues, nos explicou a história e um pouco das suas características.

O que eu achei interessante foi o facto de haver uma roda própria onde as pessoas depositavam alimentos para abastecer as mulheres que viviam naquela casa. Há quem defenda que aquela roda servia, ainda, para deixar recém-nascidos, indesejados pelas mães, e que ali os colocavam aos cuidados das senhoras que lá viviam. 

Outra coisa muito interessante foi que no jardim da casa havia um quarto muito pequeno onde as convertidas eram castigadas pelo sacerdote se fizessem alguma coisa contra as regras.

E assim se passou mais um grande dia na JovemCoop 

João Ferreira

Sem comentários: