25 de julho de 2013

Diário do Património - Dia17

Dia dedicado a S.Tiago de Compostela 

Hoje,dia 25 de Julho, chegámos à Junta às 09:30, como é habitual, e os monitores estiveram a falar sobre o dia de ontem em que fomos a S. João da Madeira, e sobre alguns aspectos do futuro acampamento. Depois saímos da Junta para que fôssemos fazer o nosso trabalho. 

No dia de hoje fomos a vários locais onde S.Tiago aparece na História de Braga, tendo em conta que hoje é o dia em que se celebra S.Tiago. 

S.Tiago de Compostela foi um dos 12 Apóstolos de Jesus Cristo.Seu nome era Jacob,que significava Iago.
Pouco tempo depois as pessoas começaram a chamar-lhe Santo Iago.Mas quando iam a dizer o seu nome diziam S.Tiago em vez de Santo Iago. E hoje em dia diz-se S.Tiago.

S.Tiago era irmão de S.João. Morreu pela espada em Jerusalém na perseguição desencadeada contra os chefes da igreja por Herodes Agripa. O seu martírio ocorreu no ano 42 d.c.

No século IX(814),o bispo Teodomiro de Iria descobriu milagrosamente o corpo do apóstolo e o rei Afonso II,O Castro,edificou uma igreja e um mosteiro sobre o sepulcro do santo.

Regressámos para a Junta ao meio dia e meia como de costume, após uma manhã muito cansativa de longas caminhadas, e assim chegou ao fim mais um dia da actividade "O nosso Património"

Ana Luísa Azevedo


Hoje (25-07-2013) é o dia do Mártir/Apóstolo Santiago.


Chegámos, como sempre, à Junta de Freguesia de S. Victor, por volta das 9:30. Esperámos que toda a gente chegasse e “metemo-nos a caminho”.
Em primeiro lugar fomos à igreja de S. Victor, ver a imagem do apóstolo/mártir Santiago, só que não pudemos pois estava a decorrer um funeral. O monitor Rui Ferreira falou-nos sobre a história de Santiago.      

Disse-nos que este foi apóstolo de Jesus Cristo e contou-nos a lenda: Santiago ressuscitou um profeta judeu, dando-lhe o nome de Pedro, quando o baptizou.

Depois fomos ao largo de Santiago onde o monitor Rui nos mostrou o sítio e falou-nos de como as pessoas passavam de Portugal para Espanha (ou para outros países). Também nos falou de uma curiosidade muito interessante: as igrejas antigas estão sempre viradas para ocidente (igreja de S. Vicente, Sé de Braga, entre outras …)

A seguir, fomos à Sé de Braga ver o "testemunho" do mártir Santiago e lá seguimos para a Fonte de Santiago, localizada na rua da Boavista, celebrizada como a Rua da Cónega.

Por fim, regressámos para a Junta de Freguesia de S. Victor, onde a monitora Gui conversou connosco sobre o acampamento que iremos realizar.

E assim acabámos mais um dia cheio de actividade.

Rodrigo Jesus




Sem comentários: