8 de julho de 2016

O Nosso Património - dia 5





Olá,

Hoje no quinto dia da atividade "O Nosso Património" fomos visitar o museu D. Diogo de Sousa. Lá fomos recebidos pela Carina, mas antes de iniciarmos a visita, vimos um filme sobre o trabalho que o museu realiza. Depois de vermos o filme, fomos divididos em dois grupos. Para começar a visita fomos ao laboratório do museu onde nos explicaram o trabalho feito no laboratório e a importância da conservação dos objetos encontrados. Lá, explicaram-nos um processo de conservação e de limpeza dos objetos e observamos a limpeza minuciosa de uma moeda. 
Acabada a visita ao laboratório fomos a um espaço onde vimos várias peças desde a idade da pedra até à idade do ferro. Neste espaço a Carina falou-nos de vários aspetos dos materiais utilizados nos objetos e, que os objetos em cerâmica encontram-se em melhor estado do que os objetos em ferro devido à resistência à acidez dos solos. Depois passamos para outra época onde vimos objetos provenientes do tempo dos romanos, de Bracara Augusta. Em seguida contemplámos o tesouro encontrado nas ruínas da casa romana das Carvalheiras. Depois desta parte da visita descemos para outro espaço para ver uma miniatura do que seriam as termas e outra da Domus das Carvalheiras. Também vimos uma pata de um cavalo feita em ferro que ,possivelmente, era proveniente de uma estátua e vários utensílios criados pelos romanos. De seguida vimos a coleção de marcos miliários que o museu tem. Os marcos miliários serviam para marcar as milhas, vimos dois túmulos de cremação e outro em que colocavam o corpo inteiro. Logo de seguida contemplámos as ruínas de um mosaico que foi encontrado durante a construção do museu. Possivelmente, o mosaico pertenciao ao jardim interior de uma domus ali existente. E assim terminou a visita ao Museu D. Diogo de Sousa.

Gostámos muito desta atividade e esperamos voltar lá outra vez!

Vasco Teixeira e Pedro Soares





Olá a todos,

Hoje, dia 7 de julho, o quinto dia do "nosso património", dirigímo-nos ao Museu D. Diogo de Sousa.
Em primeiro lugar, assistimos,no auditório, a um video que nos introduziu no tema que nos explorado no museu. De seguida iniciamos a visita ao museu.  A primeira sala começava na Idade da Pedra e terminava na Idade do Bronze. 
Passamos também por áreas dedicadas ao período romano.Vimos ainda a coleção de marcos miliários do museu, e algumas sepulturas juntamente com os objetos encontrados dentro das mesmas.Observando também vestígios de uma habitação que foi encontrada durante as escavações arqueológicas onde hoje se encontra o museu.
Por ultimo,seguimos viagem ate ao laboratórios, onde os artefactos encontrados nas escavações são estudados e restaurados para exposição,assistimos a um pouco do percurso que estes sofrem ao longo da sua evolução, ou seja,até serem identificados e poderem ser expostos no museu.
Com a visita terminada dirigímo-nos à junta, chegando assim ao fim de mais um dia.
Esta visita permitiu nos ter noção da vida dos nossos antepassados nomeadamente dos habitantes da antiga Bracara Augusta.

Filipa e Bia

Sem comentários: