13 de julho de 2010

Diário do Património - Dia 6

12 de Julho de 2010

Hoje, dia doze, reunimo-nos, como sempre, na sede da Junta de S. Victor onde fizemos uma dinâmica de grupo que consistia na passagem de uma tarefa para um colega que, posteriormente, teria que representar a tarefa por mímica. De seguida, ouvimos as recomendações do Rico e ficamos a saber a programação para o dia de hoje.

A igreja da Senhora-a-Branca foi o primeiro local para onde nos dirigimos. Para além das inventariações habituais, o Rico teve o cuidado de nos transmitir uma série de curiosidades acerca desta igreja, nomeadamente o facto de se tratar de uma das igrejas mais antigas de Braga. Ficamos a saber também que o nome “senhora-a-branca” foi dado à igreja em homenagem à Senhora das Neves, em Roma, Itália. Como tivemos a oportunidade de observar, esta igreja encontra-se em bom estado de conservação exterior e interiormente. As imagens que a integram também revelam sinais de preservação.

Finalmente, dirigimo-nos para a igreja de S.Victor onde acabamos por não ter tempo para os inventários móveis, contudo, mais uma vez, foi o Rico a explicar-nos as questões mais relevantes do local, assim, contou-nos a história de S. Victor através dos painéis de azulejos presentes na igreja. Este local foi também um bom exemplo de preservação do património da nossa cidade. Como habitualmente esta actividade terminou na sede da Junta de S. Victor.

"Marisa"


.

Sem comentários: