6 de julho de 2010

O Monte Picoto

retirado da edição do "Diário do Minho" de 04/07/2010

Tivemos oportunidade de assistir à Sessão Pública de Esclarecimento sobre o Monte Picoto, bem como já manifestamos AQUI a nossa opinião sobre o mesmo.


Abandonadas várias ideias, o projecto contempla, ainda assim, uma via estruturante a meia encosta e uma zona grande de equipamentos construídos, que uma vez mais farão parte de estratégia encapotada de transformar um Parque Verde numa zona de densidade construtiva.


Há uma espécie de aversão em Braga a espaços verdes, devidamente pensados e requalificados, pensados na óptica do simples utilizador, caminhante, turista, pedestrianista, vertendo os planos para uma óptica de consumidor, ocupador, proprietário.


Esperamos que este processo, e com esta chamada de atenção da Arquidiocese que diz ainda não ter tido resposta às suas preocupações, seja uma forma de reequacionar o espaço e o projecto.

As imagens que apresentamos mostram a necessidade urgente de intervir no Monte Picoto. Requalificar e limpar os espaços, ajardina-los, dar mais segurança aos moradores e aos fruidores daquele Monte são premissas urgentes com que, por certo, todos os cidadãos de Braga se identificam e clamam intervenção.
 
.

Sem comentários: