15 de julho de 2010

Diário do património - Dia 7

13 de Julho de 2010



Começámos o dia dando uma vista de olhos a um mapa de braga do séc. XVI. Nele tentamos localizar vários monumentos já visitados por nós e perceber, que outros tantos já existiam naquela época. E, de seguida, começámos a apontar sítios patrimoniais de grande importância.


Após esta “investigação” fizemos um jogo para testar a capacidade do nosso ouvido e da nossa memória. Quando acabamos esta actividade saímos da Junta de Freguesia e dividimo-nos em dois grupos: um foi primeiro à Casa das Velas e o nosso dirigiu-se à Igreja de S. Victor.


Aí fizemos as fichas móveis de algumas imagens ali colocadas no interior da igreja como decoração. Destacam-se, nos altares laterais, as imagens de S.Tiago, S.Victor, o Sagrado Coração de Jesus, Santo António, Senhora das Angústias e o belíssimo altar das Alminhas do Purgatório. Acabado isto, trocamos de posições com o ouro grupo e dirigimo-nos à Casa das Velas. Lá ouvimos a explicação do Senhor António que, amavelmente, nos acolheu e falou da história do fabrico da cera naquela casa. O grupo colocou algumas questões, do género há quanto tempo a Casa das Velas existia, quem era o proprietário e que tipo de velas fabricam e quais as zonas de Portugal para onde vendem. Alguns elementos do grupo até mergulharam o dedo em cera quente. De seguida viemos cá para fora preencher a ficha daquele local.

Já exaustos, encontrámo-nos com o outro grupo e dirigimo-nos à Junta para terminar a nossa divertida, mas cansativa manhã. Despedimo-nos e esperamos por um dia novo.

"Ana Michaela"

Sem comentários: