15 de abril de 2011

Apresentação de logotipo da CEJ2012


“Capital Europeia da Juventude - Braga 2012” revela identidade visual


O Município de Braga, através do seu Pelouro da Juventude, revela amanhã (sexta-feira, 15 de Abril) o vencedor do concurso “Follow Youth”, que pretendia encontrar a melhor sugestão para a identidade visual da “Capital Europeia da Juventude – Braga 2012”.
O concurso teve como destinatários os «jovens naturais ou residentes no concelho de Braga», com idades entre os 14 e os 35 anos, que podiam candidatar trabalhos individuais ou colectivos.
O título de “Capital Europeia da Juventude 2012” foi concedido à cidade de Braga pelo Fórum Europeu da Juventude, mediante deliberação tomada a 8 de Abril passado, que assim optou pela candidatura instruída pelo Município de Braga.
A candidatura bracarense – recorde-se – superou a concorrência de duas cidades gregas, Byron e Heraklion, finalistas que disputaram a organização deste importante evento europeu.
A primeira “Capital Europeia da Juventude” foi Roterdão (Holanda) em 2009, seguindo-se-lhe Turim (Itália), em 2010, e Antuérpia (Bélgica), no corrente ano.
Um dos principais trunfos apresentados pela candidatura que teve Mesquita Machado (Presidente do Executivo Municipal) e Hugo Pires (Vereador da tutela) como primeiros subscritores foi a juventude da população de Braga, em que cerca de 80 mil dos seu 180 mil habitantes tem menos de 35 anos.
Mostrar aquilo que melhor caracteriza a juventude local e promover ideias e projectos inovadores quanto à participação activa dos jovens na sociedade são os primeiros objectivos da “Capital Europeia da Juventude”, a par da apresentação de um modelo para o desenvolvimento de outros municípios europeus.
O concurso para a criação da identidade visual da “Capital Europeia da Juventude – Braga 2012” registou significativa participação, o que para o Vereador Hugo Pires se apresentou como «prova da receptividade que o evento está a registar junto da juventude bracarense e um prenúncio do êxito que com ela se espera obter para o reforço da imagem internacional da cidade de Braga».

Câmara Municipal de Braga, 14 de Abril de 2011
P’ O Gabinete de Comunicação,

(João Paulo Mesquita)


Sem comentários: