15 de maio de 2011

Braga Romana 2011



"Diário do Minho" de 12/05/2011
"Correio do Minho" de 12/05/2011

É já nos próximos dias 26, 27, 28 e 29 de Maio que Braga recebe os romanos e volta a reviver os tempos de Bracara Augusta.

O evento que mais tem crescido em Braga e que tem grande adesão e apoio dos Bracarenses volta a preencher as ruas com um colorido, sons e animação muito própria. Este ano espera-se ainda mais adesão por parte do público e prevê o maior desfile/cortejo de sempre na Sexta-Feira, dia 27!

A JovemCoop estará presente durante os 4 dias de Braga Romana, numa tenda na Praça Dr. José Ferreira Salgado (em frente ao Jardim de Sta. Bárbara).
Visitem-nos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Após quase 10 anos de se ter descoberto um balneario castrejo em Braga continua-se a fazer da mesma uma cidade de origem romana.

Nem após todas as evidências não se recua esta datação.


Senão vejamos:
- Existem já trabalhos publicados que atribuem a localização de populações no centro de Braga desdeo Bronze Final.
- Na passagem para a Idade do ferro é de crer que existisse uma cidade, vulgo citênia, que foi completamente arrasada pelos romanos tendo ficado perefericamente a prova de um castro (balneario castrejo da estação). É que na verdade não conheço nenhum balneario castrejo que nao estivesse ligado a uma citânia.
- Bracara Augusta é descrita por todos os historiadores romanos como Bracara Opiddum Augusta (vide Dominio Romanao do Alarcão); o que normalmente é atribuido a povoações castrejas posteriormente romanizadas.
- As caracteristicas topograficas de Braga permitem a existência de um castro
- Continua-se a construir literalmente uma historia completamente desfasada da realidade porque? porque ainda nao encontraram casas circulares?

Eu se calhar ate sei porque é q não interessa.

Não vou dizer mas se calhar ate sei.