17 de maio de 2011

Entre Aspas - 16/05/2011

"Diário do Minho" de 16/05/2011

Um interessante apontamento histórico, por Francisco Sande Lemos, sobre a Fonte do Ídolo, um monumento romano, insculpido na rocha, com ligações ao culto da água!

2 comentários:

Miguel Marques disse...

O professor Sande Lemos chama a atenção neste artigo para o que háq por descobrir nos terrenos entre a fonte do Idolo e a Loja do Cidadão. Eu pergunto e na Loja do Cidadão não apareceu nada? Alguem sabe se apareceu algo? Ou é mais um daqueles vários sitios em Braga que se encontra rodeado por vestigios e depois estranhamento não aparece nada?

JovemCoop disse...

Caro Miguel Marques,
o comentário que faz é pertinente e merece uma atenta reflexão. Merece, claro, uma resposta, mas que não podemos ser nós a dar, tendo em conta que não intervencionámos o sítio.Contudo, essa pergunta deveria ter resposta por parte do gabinete de arqueologia da CMB que cremos terem sido os responsáveis pela intervenção.
Sabemos, por testemunhos, que lá apareceram vestígios associados à época romana, e cremos ter existido ali um balneário termal, a julgar pela configuração dos achados que nos relataram.
Pena é que estes achados não foram preservados, nem tão pouco divulgados. Hoje, o conhecimento de Bracara Augusta seria maior e valorizaria a intervenção realizada na Fonte do Ídolo.
Contudo, há uma memória visual sobre destes achados que pode ser visualizada nas paredes do Gabinete de Arqueologia da CMB, em forma de fotografias expostas.