26 de março de 2012

BragaCEJ2012 - Arqueólogo por um dia!

"Diário do Minho" 25/03/2012

A Arqueologia uma profissão hoje e no futuro – Arqueólogo por um dia!

Esta actividade visa realçar a importância da arqueologia como factor de conhecimento e valorização da identidade das cidades / comunidades e agente de desenvolvimento local.


Propusemos aos arqueólogos por um dia que  conhecessem a profissão de arqueólogo e, em contexto de simulação, participassem numa escavação arqueológica com vista a conhecer metodologias de trabalho, complementada por visita ao laboratório de restauro e práticas laboratoriais elementares;


Por isso, aos arqueólogos por um dia, além de escavar e encontrar vestígios cerâmicos e restos de muros, foi-lhes pedido que entrassem em contacto com a fotografia arqueológica, o registo em desenho e noções de topografia.


Além do mais, serviu esta actividade para criar consciências aos jovens participantes, dotando-os de opinião critíca sobre a importância da valorização de elementos do passado, bem como as estratégias para conciliar os vestígios arqueológicos com o desenvolvimento das populações.


Nesta actividade participaram cerca de dez jovens voluntários, que foram orientados pelo arqueólogo David Mendes, membro da JovemCoop. "Arqueólogo por um dia" é uma iniciativa da JovemCoop, no âmbito da rubrica Y.Life do programa oficial da Braga2012:Capital Europeia da Juventude!



3 comentários:

Tiago Dias disse...

A iniciativa é excelente! Vão repeti-la??
Se o fizessem, gostaria muito que publicassem aqui, antecipadamente, já que é um evento da vossa iniciativa, o modo de nos inscrevermos e todos aqueles detalhes como o local, a hora,...
Muito provavelmente será ignorância minha, mas penso que não houve a devida divulgação. Gostaria muito de ter participado.
Obrigado pelas atividades que promovem!

JovemCoop disse...

Olá Tiago!
Obrigado pelo interesse e pelo comentário aqui deixado.
Teremos muito gosto em que participes connosco nesta e noutras actividades.
As próximas são no dia 28 de Abril e 19 de Maio.
O ponto de encontro é às 10h no MDDS, onde se desenrolará a actividade.
Obrigado e até breve!

Tiago Dias disse...

Obrigado;
Portanto, basta aparecer.Só não irei se for impedido!
Até Breve!