4 de abril de 2012

Braga: Acreditar na Juventude

"Correio do Minho" 22/03/2012

Uma das apostas da BragaCEJ2012 tem sido a iniciativa "Conneting the Dots", que tem funcionado como instrumento impulsionador para os jovens, mostrando-lhes caminhos, motivações e exemplos.

Um desses exemplos será, por excelência, o jovem Hugo Pires, licenciado em arquitectura e vereador com vários e complicados pelouros.
Afirmou o Senhor Vereador de que "é preciso acreditar mais na juventude". Não podíamos estar mais de acordo com esta afirmação.

Em ano de Capital Europeia da Juventude, muitas têm sido as iniciativas que se têm desenvolvido em prol de uma juventude que se quer mais participativa nas questões da cidade e mais empreendedora no que toca às questões económicas.
Sabemos que são tempos difíceis os que vivemos, mas sabemos que a Juventude é movida pela energia própria de uma idade que se quer activa. Deve o Município reflectir nas suas próprias palavras e aferir o que falta fazer para dotar a juventude de mais credibilidade.
Não pode o executivo municipal fechar os olhos a uma realidade presente que é a falta ou dificuldade de acesso a emprego. Não pode o município pedir estar apenas preocupado em trazer mais concertos de música e artes circenses, se o que faz falta à nossa juventude é (in)formação, mais  instrumentos de acesso ao mundo do trabalho.

Não se deve confundir o que se quer com o que é preciso...a juventude pode querer mais música e actividades lúdicas, mas podem não estar cientes das dificuldades e das reais necessidades. Compete ao Município ser farol orientador da políticas integradoras de uma juventude que necessita de orientação.

É preciso acreditar na juventude e é preciso querer acreditar que se quer ajudar a juventude!


Sem comentários: