6 de julho de 2015

O Nosso Património #6

Olá!

Hoje, no sexto dia da XI Edição do "Nosso Património" , entrámos na Junta de Freguesia de S. Víctor, pelas 9:30. Os novos colegas apresentaram-se e foram integrados nos grupos de trabalho. Antes de partir para a aventura do dia, a Gui deu alguns recados e adiantou algumas informações. De seguida, fomos a pé até à Fábrica “Saboaria e Perfumaria Confiança”, situada na rua Nova de Santa de Cruz e que foi construída no ano de 1894. No local, ouvimos uma explicação sobre a Fábrica e os acontecimentos mais recentes. No final de explicação organizámo-nos por grupos e realizámos uma “ficha de sítio”.
Posteriormente, dirigimo-nos à Capela de S. Víctor-o-Velho, que se situa no início da mesma rua. No interior, sentámo-nos por grupos para ouvir uma explicação sobre a história deste edifício e dos seus fundadores. Após a explicação da monitora Tânia, dois elementos do grupo dirigiram-se ao exterior e realizaram uma “ficha de sítio” e os restantes membros permaneceram no interior e realizaram duas “fichas de património móvel”.
Antes de regressar à Junta tirámos uma foto de grupo.
Por último, foi proposto um desafio aos grupos para responderem à seguinte questão: “se pudessem construir algo no local da fábrica, o que seria?” Os grupos tiveram cerca de 20 minutos para reunir, trocar opiniões e apresentar um projecto.
E, assim terminou mais um dia!

Manos Vieira

(Beatriz e Hugo Vieira)

Sem comentários: