9 de julho de 2015

O Nosso Património #9




Hoje, dia 9 de julho, fomos visitar o Museu D. Diogo de Sousa.
Começamos por visitar os laboratórios, onde os artefactos encontrados nas escavações são estudados e restaurados para exposição. A maioria dos objetos encontrados são em cerâmica, uma vez que esta resiste melhor à acidez do solo da nossa região.
De seguida, vimos vários instrumentos da Idade da Pedra e da Idade do Bronze. Os primeiros incluíam não só ferramentas simples do Paleolítico mas também machados, flechas e arcos mais elaborados e vasos decorados com paus ou com os dedos, datados já do Neolítico. Os artefactos da Idade do Bronze incluíam machados em bronze e vários adornos, bem como uma estátua em pedra de um guerreiro que estaria à entrada de um castro.
Seguidamente, passamos às áreas dedicadas ao período romano. Inicialmente, vimos vários objetos de cerâmica de decoração mais elaborada e feitos em série através de moldes, bem como várias moedas. No piso inferior, vimos maquetas de alguns edifícios romanos da cidade, como as termas da Cividade, e também vários objetos da vida quotidiana dos romanos, como adornos, panelas ou vasos. Vimos ainda a coleção de marcos miliários do museu, a maior do mundo, e algumas sepulturas juntamente com os objetos encontrados dentro das mesmas.
Por fim, fomos visitar as ruinas de uma casa romana que se encontra na cave do museu. Estipula-se que a parte da casa encontrada seria um jardim interior ou um tanque.
Termino agradecendo ao arqueólogo Victor, que nos guiou na visita aos laboratórios, e à Carina, funcionária do museu e membro da JovemCoop, que nos guiou na visita ao museu, por despenderem da sua manhã para nós.


Manuel Barbosa

Hoje, dia 9 de julho fomos visitar o museu D. Diogo de Sousa.
Quando chegamos ao local, tivemos a ajuda da Carina que nos guiou nesta visita. De início, dirigimo-nos ao auditório, onde nos foi apresentado um pequeno vídeo sobre alguns aspetos interessantes a ter em conta, como a abundância do barro para cerâmica na zona de Braga.
De seguida , tivemos o prazer de conhecer os laboratórios do museu, nesse mesmo local podemos observar o modo como fazem o restauro de algumas peças. 
Terminada a visita aos laboratórios, dirigimo-nos para a parte onde se encontravam expostos os artefactos descobertos. Nesse local podemos ficar a conhecer a história dos nossos antepassados e observar as suas invenções ao longo do tempo. Podemos constatar que alguns objetos são semelhantes aos que encontramos no nosso quotidiano.
Já naquele tempo se construíam objetos semelhantes às "nossas" facas e alguns objetos para a caça. Dado isto, descemos e podemos ver em forma de miniatura um local onde se afirma ser as termas ou o que chamamos hoje de spa. Nesse local foi nos explicado que os senhores que iam a esse local levavam consigo escravos apenas para tomarem conta da sua roupa.
De seguida, podemos ver uma sepultura, que continha no seu interior joias e alguns vasos que continham as cinzas do corpo cremado.
Para finalizar a visita observamos vestígios de uma habitação que foi encontrada durante as escavações arqueológicas onde hoje se encontra o museu.
Com a visita terminada dirigimo-nos à junta, chegando assim ao fim de mais um dia. J

Lipa e Carla

Hoje na atividade "O Nosso Património" da Jovem Coop fomos ao Museu D. Diogo de Sousa, no qual após termos entrado fomos para uma onde nos fizeram algumas perguntas sobre a arqueologia e do que é que esta se tratava depois, disto vimos um vídeo que nos explicava como é que os arqueólogos e investigadores trabalhavam.
Mais tarde fomos para o laboratório, e lá explicaram-nos como é que é feito o processo de recuperação dos artefactos antigos, nomeadamente a cerâmica e mosaicos.
Após isto fomos para uma sala que estava dividida entre várias partes desde a idade da pedra à idade do bronze, na parte da idade da pedra vimos instrumentos que eram usados mais na era paleolítica como para cortar a carne dos animais que estes caçavam ou as quais poderiam ter usado para acender fogueiras através da fricção e na parte da idade do bronze vimos um elmo que um guerreiro romano possa ter usado, também vimos uma estátua que estaria em frente a um castro para mostrar que estariam guerreiros fortes para caso os quisessem atacar assim como vimos acessórios que as pessoas deste tempo possam ter usado.
Depois fomos para uma outra sala do museu na qual vimos um artefacto que seria único no mundo assim como falamos do facto de os romanos usarem moldes para certas cerâmicas. No final desta parte do museu estava localizado um tesouro na qual estariam 11 moedas de prata e 45000 moedas de cobre (espero não estar a exagerar :) ).A seguir vimos uma pata de um cavalo pertencente a uma estátua na qual este estaria a ser montado pelo imperador dessa época, vimos uma coleção de marcos miliários existentes nesta época, cerâmicas encontradas recentemente onde está o Liberty Street Fashion e uma sepultura na qual uma mulher estaria enterrada devido aos pertencentes que esta levava para a outra vida.No final da visita vimos as ruínas do que seria um jardim localizado no interior da casa ou um tanque. Estas ruínas seriam do tempo dos romanos e foram encontradas quando se estava a planear a construção do museu.A visita foi interessante e penso que todos ficamos a saber mais sobre o que se passou na nossa cidade no passado.
Até amanhã ,
Duarte

Sem comentários: