25 de maio de 2010

Criminalidade aumenta no distrito de Braga

extraído da edição do "Diário do Minho" 19/05/2010

Os números que vieram recentemente a público sobre a criminalidade no distrito de Braga são alarmantes.
Todos os dias os órgãos de comunicação social relatam casos de violência ou de roubo, bem como tem crescido as experiências pessoais a que cada indivíduo tem sido sujeito. Frequentemente ouvimos amigos dizer que "às tantas horas, naquele sítio com gente, alguém roubou de esticão a carteira, ou pegou numa pedra, partiu o vidro e levou o auto-rádio do carro".

É sabido que Braga precisa de reforçar os seus efectivos policiais, bem como os meios à disposição destes, para uma mais eficaz vigilância e protecção da população e da cidade. Prova disso mesmo é o facto da Associação Académica da Universidade do Minho ter reivindicado, para a zona da Universidade, mais policiamento, fruto dos constantes assaltos que lá ocorrem. E a AAUM foi mais longe ao dedicar o Enterro da Gata ao tema "Gata de Assalto", aludindo à insegurança daquela zona.
Com uma crise financeira instalada, talvez, pelo que nos conta a História, alguém se aproveite deste factor para clamar uma crise social e justficar actos criminosos.

Porque "a minha liberdade acaba quando começa a do outro", na JovemCoop tenta-se incutir o respeito pelo próximo e a sã convivência pelos pares. Esperamos, assim, contribuir para uma geração capaz de visualizar os obstáculos e vencê-los pelo empenho e persistência e não pelo facilitismo e desrespeito. O passar dos anos encarregar-se-á de nos dizer se estamos, ou não, a fazer um bom papel.

Sem comentários: