19 de maio de 2010

Palestra - A Rua das Mães d’ Água e o Aqueduto das Francesas – o contributo do SIPA em projectos de reabilitação urbana.

A titulo de curiosidade, deixo aqui, aos nossos leitores, um convite para assistirem a uma palestra promovida pelo Instituto da Habitação e Rreabilitação Urbana - IHRU, a propósito de uma temática que nos é muito cara - o abastecimento de água e os seus componentes.

Aludindo novamente ao Complexo das Sete Fontes, sistema oitocentista de abastecimento de água da Cidade de Braga, percebemos que uns valorizam os monumentos, outros não aproveitam os recursos que têm, parecendo querer relega-los ao esquecimento.

Mesmo que muito de nós estejamos impossibilitados de assitir a esta conferência, leiam, pelo menos, a parte do RESUMO...vale a pena!
--

O Departamento de Informação, Biblioteca e Arquivos do IHRU - Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana vem por este meio convidá-lo a assistir à Palestra SIPA - "A Rua das Mães d' Água e o Aqueduto das Francesas - o contributo do SIPA em projectos de reabilitação urbana", a proferir no Forte de Sacavém, dia 19 de Maio, quarta-feira, pelas 15:00 horas. A entrada é livre.

RESUMO:
"A influência do Aqueduto das Francesas, subsidiário do Aqueduto das Águas Livres, no projecto do Plano Integrado do Zambujal. A inventariação como factor de sustentação da reabilitação do bairro do Zambujal. A interligação e o equilíbrio na coexistência entre um Monumento classificado e um bairro social. Análise histórica e construtiva do Aqueduto das Francesas, com os seus respectivos componentes - minas, clarabóias e respiradouros."
NOTA CURRICULAR DAS PALESTRANTES:

Ana Paula Figueiredo - Doutorada em Arte, Património e Restauro; Professora de História da Arte na Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra. Técnica de Inventário de Património Arquitectónico DGEMN / IHRU;

Sem comentários: