retirado do "Diário do Minho" de 05/11/2010
fotografia da autoria de Paulo Silva, retirada daqui
O ritmo e o pulsar da cidade obrigam, de tempos a tempos, a substituir as infra-estruturas pelo que, a substituição do colector de águas na Rua de S. Vicente nada tem de mal. Antes pelo contrário, é uma necessidade que melhorará as condições de vida dos habitantes e comerciantes desta da rua.
A nossa chamada de atenção vai para a necessidade de haver acompanhamentos arqueológicos durante esta obra, uma vez que aquela rua foi, durante muito tempo uma VIA ROMANA (Geira ou Via XVIII) e no subsolo poderão existir, ainda, vestígios desses tempos.
Lembramos que quando se renovou o colector de águas na Av.da Liberdade, encontrou-se uma estrutura romana, que ficou apelidade de "TEMPLO", ou seja, as obras de substituição do colector pode atingir uma grande profundidade, capaz de alcançar níveis romanos e de encontrar vestígios físicos desse tempo.
Será que vai haver acompanhamento arqueológico, ou será que por ser uma rua estreita, que ficará com o trânsito condicionado, as entidades acham que a probabilidade de encontrar algo é reduzida? Dizem as escavações de Braga que quando menos se espera, lá surge um vestígio da nossa ancestral história.
A ter em conta...
Sem comentários:
Enviar um comentário