5 de novembro de 2010

O início das obras...Sete Fontes Salvaguardadas?

retirado do "Diário do Minho" de 03/11/2010

retirado do "Diário do Minho" de 04/11/2010

Começaram, esta semana, as obras da construção da estrada de acesso ao Novo Hospital de Braga.
O traçado foi melhorado e será menos lesivo para o Complexo das Sete Fontes. Ainda assim, sabemos que 2 minas, na zona das Verdosas, Bairro da Alegria, serão afectadas directamente, desconhecendo, ainda, a forma indirecta como será afectado o conjunto monumental no solo e no subsolo.

Será de ter em conta uma monitorização do caudal das águas e da sua qualidade, bem como da preservação das estruturas existências. Não será recomendável colocar de lado a hipótese de surgirem novas canalizações ou elementos arqueológicos, visto que a encosta por onde se desenvolverá a variante está repleta de evidências arqueológicas, nomeadamente de material de construção romano.

Diz-se, inclusivé, que na zona da Cooperativa Lar Jovem havia uma villa romana, o que acrescentará motivo de precaução ao desenvolvimento dos trabalhos arqueológicos afectos à construção da via.


A JovemCoop coloca-se à disposição dos arqueólogos de campo e das Estradas de Portugal para partilhar informação relativa a zonas com maior indice de evidências arqueológicas. Ajudaremos no que for possivel para que a obra seja bem realizada e salvaguarde o Complexo do Monumento Nacional das Sete Fontes de Braga.

Sem comentários: