25 de novembro de 2010

Braga inaugurou ontem Iluminação de Natal

retirado do Correio do Minho de 25/11/2010

A Câmara Municipal de Braga activou ontem (quarta-feira, 24 de Novembro) a energia que vai alimentar as ornamentações natalícias do centro da cidade, num acto simbólico que aconteceu às 17h30, na Praça da República, e a que se associou o Presidente do Executivo, Mesquita Machado.

Remetendo para a geometria romana que ditou a planta da “Bracara Augusta”, as ornamentações – que implicam um custo semelhante ao do ano anterior – têm a principal novidade numa árvore-de-natal estilizada, frente à Arcada.

«Escreveu-se a cidade com a luz do “alfabeto” geométrico: o ponto, a linha, o plano em que se organiza formando as “palavras”; “palavras” que são figuras geométricas como o quadrado, o círculo, o triângulo; de que nascem os sólidos como o cubo, a esfera…», explicam os projectistas.

A árvore-de-natal, instalada na fonte da Arcada, foi também desenhada em forma geométrica, sendo apresentada como «excepcional figura, original e inédita».

Já em contexto de animação activa, a Câmara Municipal de Braga coloca em circulação, de 1 a 24 de Dezembro, o designado “comboio de natal”, equipamento que percorre as principais artérias do centro histórico entre as 10h000 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 18h00.

Ainda neste âmbito, de 27 de Novembro a 27 de Dezembro, a Avenida Central acolhe um conjunto de várias diversões festivas, de que sobressai uma “rampa-de-gelo artificial”, com oito metros de altura, cinco de largura e 40 de comprimento.

O desafio que aqui lançamos é tentar perceber o que é que a geometria romana  tem a ver com os simbolos natalícios? Mas não pomos em causa a arte...duvidamos é da explicação!

.

Sem comentários: