10 de novembro de 2010

CEC como polo dinamizador da CEJ?

retirado do "Correio do Minho" de 31/10/2010

Fazendo fé no que vem veiculado nos jornais, a Capital Europeia da Cultura tem já (pelo menos, grande parte) o seu programa definido.
O facto de terminar a celebração com um grupo de créditos firmados e que arrasta multidões, como os Coldplay, faz já antever uma corrida a bilhetes e uma enchente na cidade de Guimarães.
Apostar numa banda com tal renome incentivará as pessoas a querer conhecer o restante programa de actividades, a participar nele e a descobrir a cidade de Guimarães.

Visto que Braga será Capital Europeia da Juventude, também no ano de 2012, parece estranho como ainda não há um programa totalmente definido, havendo apenas umas linhas mestras que pautarão as actividades.
Ainda assim, trazer os Coldplay ao Minho parece mais uma iniciativa de um programa da CEJ do que da CEC propriamente dita. Feito um balanço prioristico, é óbvio que quem fica a ganhar é a cidade de Guimarães.

Contudo, por via indirecta, também Braga poderá ususfruir desta iniciativa da cidade vizinha, porque facilmente se deslocará a juventude bracarense e os participantes na CEJ até Guimarães.
Mas não seria fantástico ter um grupo como os Coldplay em Braga e relançar o nome da nossa cidade no espaço europeu sem ser a reboque do S.C. Braga (que é quem mais tem contribuido para este fenómeno)?

É urgente reequacionar a CEJ e concretizar um programa que projecte Braga, enquanto cidade histórica mas com forte componente jovem. Guimarães já deu o mote...será que conseguiremos acompanhar?

Sem comentários: