10 de novembro de 2010

O PDM, o Parque Verde e o Centro Histórico


retirado do "Correio do Minho" de 31/10/2010

Já tivemos oportunidade de referenciar, em postagens anteriores, a necessidade de ter um bom Plano Director Municipal ao serviço da cidade de Braga. Aliás, esta notícia poderia entroncar em quase todas as postagens que temos escrito sobre construção, planeamento, serviços, acessos, em suma...sobre o que caracteriza a cidade de Braga.

Mas porque é algo que não deve ser esquecido e proque é algo que pode melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos, reiteramos a necessidade de "pressionar positivamente" o executivo camarário a idealizar e a concretizar um PDM atento e adaptado às necessidades da nossa cidade.

Além da excelente notícia de que o PDM poderá estar finalizado no próximo ano, provavelmente terminando ou condicionando este tempo/espaço em que cada um vai fazendo o que quer/pode ser sofrer consequências, o vereador que tutela o planeamento e urbanismo defendeu, ainda, uma intervenção pondera e prioritária para o Centro Histórico de Braga. Sendo verdade que o Centro de Braga perdeu habitantes fruto de uma politica expansionista do anterior PDM, será correcto que agora se inverta esta tendência, devolvendo a cidade (o seu centro) aos cidadãos.

É digno de registo a "pressão zero" das investidas imobiliárias sobre a zona das Sete Fontes, constituindo, assim, o parque Nascente da cidade. É sabido, e amplamento defendido por nós, que aquele espaço tem qualidade para albergar um Parque Verde, que servirá de tampão quer ao Hospital quer aos cidadãos que livremente ali poderão disfrutar de uma zona tranquila e cheia de história.


Sem comentários: