7 de janeiro de 2013

Singular Comum - a apresentação

"Diário do Minho" 13/01/2013

No passado Sábado, foi exibido na Sala Principal do Theatro Circo o documentário "Singular Comum", realizado por Henrique Rocha.

Revisitando profissões em vias de extinção, este documentário valoriza os homens que actuam de forma (agora) singular, numa sociedade completamente transformada.

O merceeiro, o funcionamento do ascensor do Bom Jesus e o fotógrafo "à la minute" deste espaço, bem como o amolador, o barbeiro, o artesão dos cordofones e o engraxador, foram algumas das "personagens" características, representativas de uma antiga Braga, que foram estrelas neste documentário.

Entre momentos de silêncio, ouvindo as mensagens, quebrados por momentos de gargalhadas, este Singular Comum, mostra-nos como os mais simples são hoje tão especiais e característicos de Braga, podendo ser considerados "património" ou cartões de visita da nossa cidade.

Abre-se aqui um nicho de atractividade para Braga...por um lado, o impulso de um jovem realizador em fazer um excelente documentário; por outro, criar um espaço dedicado à Braga do antigamente, capaz de ser factor de atracção e exclusividade da nossa cidade, que faça a delícia dos visitantes de Braga!

Parabéns Henrique Rocha por esta atenta chamada de atenção e por perpetuares a memória de grandes homens, que lutam contra um tempo de tecnologias e standardização no atendimento, relegando o acolhimento personalizado ou o amor à profissão!


1 comentário:

Lima Duarte disse...

Volto a dizer, «só quem é capaz de preservar o passado histórico e cultural do seu povo, poderá acreditar e olhar de frente o futuro».