25 de março de 2013

Fotos Y.Nature-Caminhada às Sete Fontes

Cartaz da actividade
 
Visita ao Miradouro do Sagrado Coração de Jesus

Fotografia de Grupo na Visita às Sete Fontes

Muitos foram os bracarenses que visitaram, pela primeira vez, o Complexo das Sete Fontes

No Sábado, dia 23 de Março, a JovemCoop e a Junta de Freguesia de S.Victor realizaram, com o apoio da Fundação Bracara Augusta e da AGERE E.M., uma caminhada até ao Complexo Eco Monumental das Sete Fontes, dinamizando as actividades Y.Nature em locais de relevante importância ambiental e natural da nossa cidade.
 
Esta actividade inseriu-se nas comemorações do Dia Mundial da Água (22 de Março), celebrando ainda, no próprio dia 23, a iniciativa ambiental da "Hora do Planeta".
 
Quisemos, com esta caminhada, sensibilizar os participantes para a importância da água para a vida humana e alertar para a necessidade de proteger e valorizar este recurso natural.
 
As Sete Fontes são um expoente, na nossa cidade, de um ecossistema que deve ser valorizado, pois associa água à biodiversidade, completando-se com o património cultural.
 
O ponto de partida da caminhada aconteceu na Praça Mouzinho de Albuquerque (Campo Novo), seguindo-se uma visita ao Miradouro do Sagrado Coração de Jesus (Guadalupe) e partindo, depois, para as Sete Fontes.
 
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da ONU, no ano de 1993, após recomendação da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992.
 
O ano 2013 foi proclamado, pela ONU, como Ano Internacional da Cooperação pela Água, alertando para a necessidade de preservar os mananciais de água doce.
 
Historicamente, em Braga, esta preocupação parece ter cabido, em larga medida, aos seus Arcebispos, que se interessaram pela questão da água desde, pelo menos, o século XVI.
 
Mas no Séc.XVIII, D. José de Bragança manda erigir o Complexo de Engenharia Hidráulica das Sete Fontes, equipamento que abasteceu com água a Cidade de Braga.
 
Nesta extraordinária obra, encontramos, não apenas uma funcionalidade destinada a melhorar as condições de vida da cidade, mas também uma significativa obra hidráulica, e um testemunho de arquitetura barroca que importa preservar como um todo, sem esquecer que esta estrutura só faz sentido se conservar a sua funcionalidade primeira e fundamento da sua existência - a água que corre no seu interior.


VER AQUI FOTOGRAFIAS DA ACTIVIDADE


Sem comentários: