13 de março de 2013

Monumentos: Classificações valorizam Património de Braga

"Diário do Minho" 09/03/2013

"Diário do Minho" 13/03/2013

Num espaço inferior a uma semana, Braga foi brindada com a classificação do Castelo(Palácio) da D.ª Chica como Monumento de Interesse Público(MIP) e com a proposta de elevar a Casa da Quintã, também a MIP, mesmo contrariando uma proposta da Câmara Municipal de Braga.

Apesar da classificação do Castelo da D.ª Chica se dever à necessidade da DRCN em fechar processos antigos, esta é uma excelente notícia para Braga, sobretudo porque detém uma relevante Zona Especial de Protecção, que regulamentará e ajudará a ordenar o espaço envolvente ao MIP.

A Casa da Quintã é um edifício que se encontra em vias de classificação desde 1999. A sua homologação foi oficializada em 2010, através do edital 194/2010 da CMB.

Lembramos que este processo foi algo controverso, pois já em período em que a Casa estava homologada como MIP, ninguém fez cumprir a lei e ordem dentro da zona geral de classificação, o que foi "violada" de forma, provavelmente, ilegal e irreparável, pela construção de edifícios de pavilhões afectos a uma empresa construtora.

Parece claro que agora, a CMB venha exprimir um parecer contrário ao da DRCN, alegando que o perímetro de protecção é excessivamente alargado. Há que notar que à reclamação da CMB também se junta a reclamação do proprietário do terreno vizinho - uma construtora - que manifesta inquietação por ter na sua área, cerca de 40 metros de zona de salvaguarda. Esta foi a mesma empresa que construiu os pavilhões já quando decorria o processo de classificação (será que obteve parecer para a sua construção?)!
 
Estas duas classificações vêm aumentar o Património Bracarense, sobretudo no que toca aos edifícios de arquitectura civil, que merecem maior protecção.



Sem comentários: