13 de março de 2013

Igreja do Carmo: Novo Núcleo Museológico

"Diário do Minho" 08/03/2013

A Comunidade dos Padres Carmelitas Descalços, da Igreja Nossa Senhora do Carmo, Braga, inauguraram o Núcleo Museológico do Carmo, no dia 2 de março pelas 21.30 e contou com a presença do Padre Provincial, Fr. Joaquim Teixeira. Esta cerimónia insere-se no Jubileu dos 360 anos da Fundação dos Carmelitas Descalços em Braga e dos 50 anos do seu regresso.

A restauração das Congregações Religiosas no nosso país, após a expulsão em 1834, não foi pacífica. Assim, também, o Carmelo Teresiano teve as suas dificuldades, mas a fé, a humildade, o amor a Deus e aos irmãos em Cristo, fê-los voltar a Braga.


Contudo, isto só foi possível trinta e seis anos após da restauração primeira casa da Ordem, em Portugal, graças aos pedidos endereçados ao então Arcebispo de Braga, D. António Bento Martins Júnior, que inicialmente não acolheu muito bem a ideia. Porém, devido à insistência do P. Isidoro da Virgem do Carmo, D. António aconselhou entendimento com os Franciscanos, dado que estes eram os capelães da Igreja do Carmo há cerca de quarenta anos.

Desta feita, o P. Isidoro falou com o Provincial dos Franciscanos, tendo este manifestado querer deixar a capelania do Carmo.

Concretizada esta intenção, o P. Isidoro renovou o pedido ao Sr. Arcebispo que permitiu o tão feliz e desejado acontecimento, o regresso da Ordem a Braga, com a licença de Fundação Canónica concedida a 30 de outubro de 1962.

De seguida, foi necessário proceder à limpeza do convento para que reunisse condições de habitabilidade e reiniciar, assim, a vida carmelitana.

Para assinalar este reinício foi escolhido o dia 3 de março de 1963.


Sem comentários: