4 de março de 2013

Sete Fontes, os estudos e a falta do plano de pormenor

"Correio do Minho" 04/03/2013

"Diário do Minho" 04/03/2013

Foi levantada a questão, pelo grupo da CDU, na última Assembleia Municipal, relativa ao Plano de Pormenor das Sete Fontes, após o PCP ter inquirido o Secretário de Estado da Cultura.

Ora, é preocupante que:
  •  4 anos após a última promessa eleitoral do actual Presidente da CMB, que afirmava que as Sete Fontes seriam um Parque Verde;
  • 3 anos depois da CMB afirmar que ia elaborar Plano de Pormenor;
  • Quase 2 anos depois da confirmação das Sete Fontes como Monumento Nacional;
  • Mais de um ano volvido sobre os Termos de Referência para o Plano de Pormenor das Sete Fontes;
o município ainda só agora esteja a promover os estudos que levarão à elaboração do Plano de Pormenor. Se o estudo hidrogeológico foi adjudicado há mais de um ano, porque razão, os estudos arqueológicos não avançaram na mesma data?

Foi preciso haver uma intervenção arqueológica, em propriedade privada, para convencer os responsáveis da autarquia da necessidade deste estudo? E os resultados dessa intervenção, onde estão? E que tipo de estudo arqueológico é que será realizado? E se for de carácter de escavação, em que zona das Sete Fontes se fará esse estudo arqueológico?

E será que a adjudicação destes estudos não deveriam ser alvo de um concurso público para garantir a transparência do processo? Não basta apelar ao conhecimento científico que a UAUM supostamente tem sobre Bracara Augusta para lhe adjudicar este estudo.

E, igualmente necessário, é promover um estudo sobre conservação e restauro do edificado. Está também previsto, ou é inexistente?

E sabendo que na semana passada, técnicos das Estradas de Portugal andavam a "piquetar" o terreno perto do Hospital, será que a CMB pretende avançar com a construção da variante por cima das Sete Fontes?

Esperemos que a CMB não esteja a adiar ou a moldar os resultados destes estudos, de forma a permitir a construção de uma variante mesmo no coração verde das Sete Fontes.

Sem comentários: