25 de maio de 2010

Braga Romana - a verdade da omissão

extraído da edição do "Diário do Minho" 25/05/2010

A vereação da Cultura da Câmara Municipal de Braga apresentou ontem, publicamente, o programa da Braga Romana 2010.

Segundo os órgãos de comunicação social, a Sr.ª Vereadora Dr.ª Ilda Carneiro afirmou ter haver uma aposta séria na vertente pedagógica da Braga Romana, traduzida pela existência de uma tenda dedicada aos serviços pedagógicos e ao lançamento de duas publicações de temática romana.

O que parece não ter sido dito aos órgãos de comunicação social foi que a vertente pedagógica foi introduzida na Braga Romana do ano passado (edição 2009) pela JovemCoop, que num espaço exíguo acolheu muitas crianças e ajudou-as a compreender melhor determinados objectos da época, bem como a sua importância e a sua manufactura.

Infelizmente, no ano passado, a nossa proposta parecia não ser séria, tanto que a localização da nossa tenda foi situada numa zona escondida e com pouca visibilidade, Mas como estamos habituados a fazer muito com pouco, pugnamos por fazer o nosso melhor. Os resultados estão à vista...os serviços pedagógicos passam a ser uma prioridade para a Braga Romana e para a CMB, mas a JovemCoop foi excluída deste processo por indefinições processuais e porque até ao final da semana passada ainda ninguém sabia como articular o funcionamento da tenda. Logicamente, o sector pedagógico é uma área séria para nós e gostamos de preparar e trabalhar atempadamente. Fazer actividades pedagógicas em cima do joelho podem ter um mau início e um péssimo resultado. Ainda assim, esperamos que esta nova aposta se traduza num bom sucesso para que os sectores infanto-juvenis de Braga sejam mais enriquecidos.




Estas são as nossas fotos que demonstram bem a actividade da tenda pedagógica da Braga Romana 2009.


4 comentários:

Flavia disse...

A notícia que saiu no D.M. na passada segunda feira parece ter posto toda a gente em polvorosa, mas ainda bem que estamos num país livre onde podemos assumir a verdade e desabafar as nossas desilusões... No ano passado, acompanhei bem de perto o "nascimento" dos ateliers pedagógicos na Braga Romana! Com a devida antecedência, apresentamos, à Vereação da Cultura, uma proposta de execução de actividades para os visitantes mais pequenos da Braga Romana 2009. A receptividade por parte da Cultura não podia ter sido a melhor: aceitaram a nossa proposta e cederam-nos espaço para concretizar o nosso projecto!(Apesar da localização não ter sido a melhor...) Pusemos mãos à obra, e a obra saiu esplendorosa! Este ano, os elementos da Jovemcoop que estavam destacados para os ateliers começaram a preparar materiais em Março e eu tratei de tirar a última semana de Maio de férias para poder tratar de imprevistos de última hora e dos últimos preparativos dos ateliers! Qual o meu espanto quando nos é comunicado que não seria a Jovemcoop a executar os mesmos...! Espanto, desilusão, interrogação e indignação! As questões que povoam o meu pensamento são simples, mesmo muito simples: mas afinal, porque é que este ano a Câmara Municipal de Braga (ou a Vereação da Cultura) não confiou à Jovemcoop, a execução dos ateliers? O que é que mudou entre a edição de 2009 e a de 2010? O que é que a Jovemcoop fez ou tem feito, que tenha feito com que a vereação da cultura nos tenha tirado a execução dos ateliers? Terá sido falta de informação sobre a forma como decorreu a edição de 2009? NÃO! Claro que não! Pois a Jovemcoop efectua um relatório de avaliação final de todas as actividades que organiza ou das actividades em que participa e que faz chegar às entidades interessadas! Assim sendo, em 2009, a Jovemcoop fez chegar esse relatório à Vereação da Cultura! Se o receberam? SIM! Claro que sim! Até porque a imagem/fotografia da primeira página do "guião" da Braga Romana 2010 é uma fotografia propriedade da Jovemcoop e que foi enviada num CD junto com o relatório de avaliação! Posto isto, o meu desabafo também é simples: se fazemos as coisas de coração, se nos entregamos aos projectos que nos fazem sentir felizes e úteis sem esperar nada em troca, se tiramos férias de propósito para que tudo corra bem, se trazemos o associativismo no corpo e na alma, porque cargas de água é que as entidades que nos deviam suportar, apoiar e estimular, nos pregam estas rasteiras? Posto isto, nada mais tenho a dizer! Utilizem as palavras que quiserem (mais fortes... menos fortes) para definir o que nos aconteceu! A verdade é só uma e acabou de ser desabafada neste post...

Anónimo disse...

A vossa associaçao so se queixa. Se falassem menos e trabalhassem mais conseguiriam algo melhor na feira romana.
Agora nao fazer nenhum e ainda por cima criticar e muito feio da vossa parte.
Ainda tem muito que aprender como associaçao.

Abraço, continuem a trabalhar para conseguirem algo que desejem.

Ricardo JovemCoop disse...

De facto, temos vindo a enunciar uma série de queixas, infelizmente cada vez com mais frequência.
Poderia acrescentar a este rol, os vários motivos e o porquê de, pessoalmente, achar que o associativismo e a juventude não são uma aposta séria quer das entidades centrais, quer de algumas locais.
Mas apreenderemos o valoroso conselho que nos deixa...continuar a trabalhar para conseguirmos o que desejamos.É com essa convicção e com essa máxima que temos pautado a JovemCoop. E enquanto assim for, queixar-nos-emos quando assim tiver de ser, elogiaremos sempre que houver oportunidades.

Um abraço para si também.

Flavia disse...

Mais de 30 anos de associativismo, voluntariado, trabalho, e de projectos que efectivamente passam do plano de actividades para o terreno e ainda temos muito que aprender?? É que fazer mais e melhor sem recursos e sem apoios (ao contrário de outras associações) é MUITO difícil... Nós pomos tudo o que temos e somos na nossa associação para que a cidade nos tenha a 100%! Sugiro que nos venha conhecer mais de perto para ter noção da nossa realidade! As nossas portas estão abertas a toda a gente, desde que ess agente venha por bem...