26 de setembro de 2011

Apresentação do GeNeRation


"Diário do Minho" 22/09/2011

"Correio do Minho" 22/09/2011


Foi apresentado, no passado dia 21/09, o projecto de uma das obras emblemáticas da CEJ2012 - a recuperação do antigo Quartel da Guarda Nacional Republicana, situado no Campo da Vinha. 

Este projecto de recuperação, da autoria do Arq.to Carvalho Araújo, visa devolver vida ao edifício e criar uma nova centralidade para a juventude, criando, ali, uma série de mais valias, capazes de serem, por si só, atractivos.

Para quem ainda não visualizou o projecto, aqui fica uma pequena amostra:


A apresentação gráfica é muito boa e faz parecer este projecto como que inserido num grande centro urbano de dinâmica cultural. Ainda assim, cumpre-nos dizer que é redutor, num espaço tão grande, criar meramente um restaurante, um bar, um espaço para coworking e um espaço para indústrias criativas, desaproveitando outras áreas do edifício para, por exemplo, colocar a Pousada da Juventude.

Para quem disser que Braga já está a construir uma Pousada, respondemos que o investimento que está a ser feito no quarteirão da GNR dava para construir todas as valências anunciadas e mais a Pousada, permitindo poupar financeiramente numa nova construção na freguesia de Real.

Numa altura de parcos financiamentos e de séria contenção, Braga teria feito obra se em vez de duas obras marcantes, distantes entre si, construísse apenas uma, com uma forte dotação de ocupação humana, essa sim, capaz de trazer vida ao Campo da Vinha. E dava um exemplo...cortar a despesa pela metade, não duplicando investimentos que podiam ser canalizados num só sítio.

Sem comentários: