12 de setembro de 2011

Museu do Folclore - a pergunta pertinente

"Diário do Minho" 07/09/2011

Ao ler este texto rubricado pelo Professor José Machado, dirigente da Associação Cultural e Festiva "Os Sinos da Sé", percebemos a necessidade que os defensores das tradições etnográficas e da cultura popular tanto se têm debatido nos últimos anos.

Felizmente, Braga é uma cidade rica em grupos folclóricos, capazes de abrilhantar festas e levar um pouco da nossa cultura a outros países com tradições diferentes.

Ainda assim, percebemos que não há uma estrutura que conte a história popular da nossa região, nem tão pouco guarde com as devidas condições ou que tenha em permanente exposição os ricos trajes folclóricos.´
Tivemos oportunidade de assistir a vários espectáculos de rua, promovidos pelo Grupo "Os Sinos da Sé" aquando da sua exposição na Casa dos Crivos. É fantástico ver as pessoas a parar, com a curiosidade de ouvir o som do clarinete e de conhecer os nossos trajes. Vimos muitos cidadãos estrangeiros, provavelmente turistas a deliciarem-se sorridentes a tirar fotografias aos modelos fotográficos que o Grupo tinha ali para cativar os transeuntes.

A pergunta que o Professor José Machado colocou é pertinente e merece uma boa reflexão e uma rápida acção. Nós ajudaremos no que pudermos.

Sem comentários: