15 de setembro de 2011

Braga - a dificuldade de viver no centro da cidade

"Diário do Minho" 14/09/2011

É notória a desertificação habitacional no centro da cidade de Braga. Este assunto não é novo, nem tão pouco fomos nós os primeiros a falar dele. Ainda assim, é visivel que o parque habitacional do coração medieval da cidade está muito degradado, inviabilizando as condições adequadas para a habitação, e os imóveis que estão recuperados praticam preços fora do alcance de muitos cidadãos, sobretudo de jovens que procuram a emancipação do primeiro núcleo familiar e/ou que pretendem constituir novo aglomerado familiar.

Os preços praticados, as fortes condicionantes à recuperação do edificado, a falta de garagens nas habitações, o dificil acesso às casas em ruas pedonais são alguns dos pontos identificados que contribuem para a ausência de pessoas a residir no centro da cidade.
Infelizmente, esta situação não é nova e há já muito tempo que deviam ser tomadas medidas que jazem em papel em vários gabinetes da nossa autarquia.

Muito se falou, a dada altura, da posse administrativa de edifícios vazios e por recuperar, após denúncia da situação e prazo de recuperação; Também muito se escreveu sobre a recuperação de edifícios no centro, praticando incentivo ao arrendamento jovem.
Até à data nada é visivel...

Num centro com predominante cariz comercial e sem pessoas é frequente haver assaltos a altas horas da noite e queixas por falta de actividade humana, por parte de alguns comerciantes.
Está na hora de tomar medidas...!

Sem comentários: