28 de outubro de 2011

Casa das Convertidas - mais próxima da ruína!

Telhas da Casa das Convertidas caídas na Rua de S.Gonçalo

É com imensa tristeza que assistimos, dia após dia, à degradação da Casa das Convertidas, um dos mais históricos edifícios da nossa cidade.

Pela terceira vez este ano, e depois de ventos e chuvas fortes, o telhado virado à rua de S. Gonçalo tem vindo a libertar telhas, como prova a fotografia.

O beiral poente já poucas telhas tem, pois aos poucos todas elas têm caído na rua, não provocando, até à data estragos...não atingiu, para já, nenhuma pessoa nem provocou danos a carros ou outras estruturas.
Mas lembramos que mesmo ali em frente há uma escola com muitas crianças e adolescentes que podem ser apanhados desprevenidos num dia de maior temporal, sobretudo agora que se aproxima o Inverno.

É de lamentar que um edifício da tutela do Estado esteja em total abandono, sem que tomem medidas para minimizar estes estragos, que hoje são logísticos, mas que me breve podem ser humanos.

Além do mais, a Casa das  Convertidas é, como já tivemos oportunidade de demonstrar noutras situações, um imóvel com uma presença histórica muito forte e com uma arte decorativa muito presente na sua Capela.
É escandaloso que se deixe destruir este património, pois a "Cidade do Barroco" já nem possuiu assim tantos exemplares...muito menos com estas características sociais e funcionais.

Apelamos a quem de direito que olhe para este imóvel e permita a sua recuperação, como forma de não se perder a história de Braga, incrementar os sítios visitáveis do nosso património e, sobretudo, possibilitar que ninguém se magoe. 


Sem comentários: